O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (PP), afirmou, em coletiva de imprensa realizada no final da manhã desta quarta-feira (10), que a empresa responsável pelo despejo de poluentes que causou a mortandade de peixes no rio Piracicaba deve ser responsável pelo repovoamento do rio. A mortandade foi identificada no último domingo (7) e segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), foi causada pelo derramamento de efluentes vindos de uma usina instalada próximo do ribeirão Tijuco Preto, na cidade de Rio das Pedras. o ribeirão deságua no rio Piracicaba.
Saiba mais
- 'Não toquem nos peixes', diz Cetesb sobre morte no rio Piracicaba
- Descoberta de usina poluidora e protesto marcam feriado
“Ela tem que ser responsável por tudo o que tem que pagar, não só pelas leis, mas pelas responsabilidades civis e criminais, e que também seja exigido o repovoamento do nosso rio, que eles tragam para nós o volume que vão estabelecer”, afirmou o prefeito na coletiva. “Não sou técnico nisso, mas que eles tragam para nós alevinos para que a gente possa tentar trazer de volta o mais rápido possível essa vida, essa fauna que foi perdida”, completou.
A empresa que teria causado o derramamento dos efluentes foi identificada pela Cetesb como sendo a Usina São José S/A Açúcar e Álcool. O JP entrou em contato com a empresa, mas não obteve resposta.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.
Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.
Ver essa foto no Instagram