MORTE DOS PEIXES

Descoberta de usina poluidora e protesto marcam o feriado

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
O protesto silencioso e inusitado ocorreu na rua Antônio Corrêa Barbosa
O protesto silencioso e inusitado ocorreu na rua Antônio Corrêa Barbosa

Um protesto silencioso e  inusitado chamou a atenção dos moradores de Piracicaba na manhã desta terça-feira (9). Dois peixes mortos foram pendurados em uma placa de sinalização ao lado do prédio do Centro Cívico na rua Antônio Corrêa Barbosa, simbolizando o descontentamento da população com a recente mortandade de peixes no Rio Piracicaba. A tragédia ambiental, ocorrida no último domingo (7), teve os culpados identificados pela Cetesb nesta terça-feira.

A descoberta da usina responsável pela contaminação das águas do Ribeirão Tijuco Preto e do Rio Piracicaba, trouxe um misto de indignação e alívio à comunidade. A poluição não só resultou na morte de milhares de peixes, mas também coincidiu com a Festa do Divino, um evento tradicional que além da religiosidade, celebra a natureza e os rios da região, entristecendo a comunidade piracicabana.

O crime ambiental se agravou devido ao baixo nível do rio, pela falta de chuvas que já estava prejudicando o ecossistema local. A ação conjunta e imediata da Cetesb, do Semae e da Polícia Ambiental, conseguiu conter o despejo irregular. O responsável pela usina da região, que não teve o nome divulgado, será punido pelos danos causados.

A manifestação silenciosa dos peixes pendurados ao lado da prefeitura, embora simples, falou alto sobre o descontentamento e a preocupação dos piracicabanos com a preservação de seus recursos naturais.

Comentários

9 Comentários

  • Angélica Toledo 5 dias atrás
    O homem destrói tudo que Deus fez, o povo sofre e os poderosos ficam como? ????
  • Nivaldo rodrigues 10/07/2024
    A usina responsavel e a usina sao jose de rio das Pedras.vai a gente pescar no rio pra ver oque acontce
  • Sueli Bruno 10/07/2024
    Acho errado não divulgar o responsável, a população tem que saber, geralmente paga-se multa irrisória ou nem paga. Da mesma maneira as queimadas, continuam fazendo. Essa situação precisa mudar, a crise ambiental é real!
  • Cesar domingos Fernandes garrido 10/07/2024
    A multa deveria ser de acordo com o NÚMERO de peixes mortos. Da mesma forma como são multados os pescadores autuados em pesca proibida. Esses irresponsáveis contam com a possibilidade da IMPUNIDADE.
  • Maria Aparecida Palu 10/07/2024
    Graças a Deus o povo piracicabano estão protestando contra crimes ambientais. Fazendo que as autoridades penalizam os grandes empresários, que não estão nem aí com meio ambiente, visando gananciosamente só lucros para ele e seus familiares.
  • Antônio Roberto Lopes. 10/07/2024
    Cadê o nome da Usina bandida ? Que raio de notícia é está, que protege o bandido? Nota zero pro Jornal mais uma vez, novamente passando pano pra rico, que polui, que mata, que destrói a natureza. Se fosse um coitado de um favelado, a foto dele estaria na primeira página. Muito ruim o jornalismo feito por vocês.
  • Umberto Sabadin 10/07/2024
    Porque não divulgar o nome da usina que poluiu o rio Piracicaba, eles não são criminosos!
  • Antônio Carlos Costa 10/07/2024
    tem que divulgar o nome da usina
  • Creusa 09/07/2024
    Pior que a Mortandade dos Peixes é a Falta de Respeito com os Piracicabanos a Omissão do Nome da Usina Causadora das Mortes. Por isso que vira e mexe isso volta a acontecer e a sujeira grossa é varrida pra debaixo do Tapete. É Lamentável !