BOM OU RUIM?

Pesquisa sobre transporte público de Piracicaba: veja resultados

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Pesquisa aponta aprovação geral dos serviços de transporte coletivo na cidade
Pesquisa aponta aprovação geral dos serviços de transporte coletivo na cidade

Em pesquisa de opinião realizada nos dias 15 e 16 de maio de 2024, a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) registrou resultado que aponta aprovação geral do transporte coletivo em Piracicaba.

A pesquisa foi encomendada pela pasta e executada por meio de entrevistas nos seis terminais da cidade (Centro, Pauliceia, Piracicamirim, Vila Sônia, Cecap e São Jorge), considerando as respostas de 600 usuários.

A pesquisa questionou aos usuários como é a avaliação do transporte público em Piracicaba e 77,5% responderam que consideram os serviços como ótimo, bom ou regular. Os que responderam ruim ou péssimo somaram 22,5%.

Os ônibus também foram foco da pesquisa, com 61,50% dos usuários classificando os veículos como ótimos ou bons. Outros 28,67% disseram ser regulares; 9,50%, ruim ou péssimo e 0,33% não soube responder.

A avaliação também perguntou aos entrevistados sobre os terminais de ônibus: 78% consideram ótimo ou bom; 18,33% regular; 3,50% ruim ou péssimo; e 0,17% não soube responder.

A amostra representativa de pesquisa foi elaborada por quotas proporcionais em função de variáveis de sexo, idade, escolaridade, religião e setor. A margem de erro máxima estimada é de 4,08%, para mais ou para menos sobre os resultados gerais obtidos, com um intervalo de confiança de 95%.

Dos 600 entrevistados, ficou registrado que ampla maioria utiliza os serviços de transporte público no período da manhã e a semana toda.

O terminal mais utilizado é o Central (TCI), que foi a resposta dada por 32,83% da população integrante do estudo. O da Pauliceia (TPA) é o segundo, com 19,33%, e o terceiro é o do Vila Sônia (TVS), com 18,17%. Na sequência vêm: Cecap (TCE), com 10,67%; São Jorge (TSJ), com 9,50%; e Piracicamirim (TPI), com 9,50%.

OUTROS RESULTADOS – A higiene e a limpeza dos terminais é outro ponto bem avaliado na opinião da população, com 75,66% considerando ótimo ou bom; 20,33% regular; 3,66% ruim ou péssimo; e 0,33% não soube responder.

Também foi bem aprovado o serviço de informações prestado nos terminais. Do total de entrevistas, avaliaram como ótimo ou bom 71,84%; regular, 18,83%; ruim ou péssimo 1,83%, não soube responder, 7,50%.

Foram avaliados ainda a segurança do terminal de ônibus, com 68,34% classificando como bom ou ótimo; a iluminação dos pontos de ônibus, que registrou resposta ótimo ou bom de 42,50%; e a segurança dos pontos de ônibus, com aprovação ótima ou boa de 36,83%.

Por fim, 97% dos entrevistados disseram se sentir seguros com a direção dos motoristas e, de maneira geral, 61,17% classificam como ótima ou boa a empresa TUPi.

Comentários

Comentários