A 5ª edição da Flipira - Festa Literária de Piracicaba, será realizada nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 18h, nas dependências do Engenho Central. O evento, organizado pela APL (Academia Piracicabana de Letras), o Clip (Centro Literário de Piracicaba), o Golp (Grupo Oficina Literária de Piracicaba) e a Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, contará com diversas atividades voltadas à literatura e à cultura.
- Bolada acumulada de R$ 170 milhões da Mega-Sena é sorteada hoje
- Polícia Civil apreende R$ 87 mil e desmantela rede de tráfico
A abertura oficial está marcada para sexta-feira, 25 de outubro, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal. A cerimônia incluirá uma palestra sobre a poetisa homenageada desta edição, Cecília Meirelles, ministrada pelo professor e historiador Armando Alexandre dos Santos. A escritora piracicabana Ana Marly de Oliveira Jacobino também será homenageada como incentivadora cultural.
No sábado e no domingo, a programação da Flipira oferecerá uma série de atividades culturais no Engenho Central. Entre elas, exposições, feira e lançamento de livros, saraus, palestras, programação infantil e infanto-juvenil, contação de histórias e distribuição gratuita de livros infantis. As crianças poderão se divertir no espaço Flipirinha, enquanto os jovens terão um novo espaço chamado Flipteen, com diversas atividades e jogos.
A Festa Literária de Piracicaba é um evento cultural reconhecido, que conta com o apoio da Semac (Prefeitura Municipal de Piracicaba e da Secretaria Municipal da Ação Cultural). Desde sua criação, a Flipira tem como objetivo fomentar a literatura na cidade, incentivando a leitura e promovendo o intercâmbio entre escritores e o público.
A história da Flipira começou a partir da visita de grupos literários de Piracicaba à Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). As três primeiras edições ocorreram no Casarão do Turismo, em 2016, 2017 e 2018, enquanto a quarta edição foi realizada em 2023 no Engenho Central.
O evento tem crescido a cada ano, envolvendo não apenas os grupos literários, mas também artistas plásticos, circenses, caricaturistas, músicos, cantores, orquestras, grupos de dança, de teatro e folclóricos.
Além das atividades culturais, a Flipira abriu edital para participação de escritores, patrocinadores, estandes e livrarias. Para escritores que quiserem vender e autografar livros, a inscrição pode ser feita através deste link. Já para livrarias e editoras que quiserem participar, o link é este.
A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser encontradas em breve no site oficial da Flipira. A população está convidada a participar e prestigiar este grande evento literário, que promete encantar e enriquecer culturalmente Piracicaba.