O rio Piracicaba atingiu o menor nível em 28 dias, desde a última chuva registrada na cidade, segundo dados da rede telemetria do Saisp (Serviço de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo). A rede está instalada na região da rua do Porto, e apontou que a profundidade do rio com relação ao leito é de 1,07 metro, anotado às 12h desta terça-feira (25).
Saiba mais
Na última chuva, registrada no dia 27 de maio, o rio chegou a subir para 2,31 metros com relação ao leito. Com a estiagem, a vazão do rio começou a diminuir. A rede telemétrica registrou vazão de 24,68 metros cúbicos por segundo nesta terça-feira.
ESTIAGEM
De acordo com dados do posto meteorológico da Esalq (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), junho de 2024 tem sido o mais seco dos últimos dez anos em Piracicaba. Até agora, em 25 dias, a cidade não registrou nenhum milímetro de chuva. Antes disso, o mês de junho mais seco do período foi o de 2014, quando foi registrado 1,4 milímetro de chuva na cidade. Em seguida, em 2015, o total do mês foi de 3,8 milímetros de chuva. O ano de 2018 teve o quarto mês de junho mais seco do período analisado: o total de precipitação daquele ano foi de 8,9 milímetros, enquanto que junho de 2022 teve um total de 9,4 milímetros em todo o mês.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.