ARTIGO

Síndrome de adoração a celebridades

06/05/2024 | Tempo de leitura: 4 min

Foto: reprodução Freepick

Quando um indivíduo conquista o status de celebridade, em qualquer que seja a área de atuação, é comum que torne-se alvo de admiração. É inclusive possível acompanhar a jornada desse indivíduo através das mídias sociais e até compartilhar a alegria de suas experiências de vida, e esse indivíduo elo de admiração pode até influenciar sua vida, com motivação para um trabalho voluntario, promover mudanças de hábitos, como um estilo de vida mais saudável, porém quando uma celebridade está sempre invadindo seus pensamentos, ou sente-se que sua identidade pessoal torna-se dependente dessa figura pública, é necessário avaliar se desenvolveu a ‘’síndrome de adoração a celebridade’’ e se for o caso procurar por ajuda profissional.

Essa síndrome é considerada por profissionais da saúde mental como um estilo de relacionamento parassocial, que é aquele que indivíduos estabelecem com famosos, celebridades e ou influenciadores digitais, e que acontece quando o sentimento é transformado em fascinação, com preocupações obsessivas. Tem sido descrita como um tipo de transtorno obsessivo compulsivo, embora essa não seja uma condição clinicamente reconhecida no manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, 5ª edição (DSM – 5).

Como todos os relacionamentos parassociais, a síndrome da adoração a celebridade pode ser considerada um relacionamento unilateral e não reciproco, algo que também pode ser denominado ‘‘limerência’’. Envolve um indivíduo que está investindo muito tempo e energia em uma conexão com um outro alguém, que quase sempre nem imagina que aquele admirador em especifico exista. Interações e relacionamentos parassociais não são incomuns ou necessariamente negativos.

As conexões que existem em relação as celebridades, podem transmitir experiências saudáveis e harmônicas para a vida. Porém a síndrome de adoração a celebridades é mais do que uma relação parassocial. É um padrão comportamental que na maioria das vezes são obsessivos, compulsivos e viciantes. Especialistas em saúde mental acreditam que isso ocorra de modo continuo, e várias escalas de personalidade  foram desenvolvidas para medir seu nível de intensidade, uma muito utilizada é a escala de atitudes de celebridades, que foi desenvolvida em 2002 e seu objetivo é avaliar os níveis de adoração de famosos e como cada nível pode afetar o bem estar psíquico dos indivíduos, e vale apontar que até um terço do público em geral pode experimentar a adoração de celebridades em um padrão patológico limítrofe. Não há nenhuma causa evidenciada para ocorrer a síndrome de adoração de celebridades, como uma condição com propriedades obsessivo-compulsivas, a presença de certas condições na área da saúde mental pode desempenhar um papel no desenvolvimento do culto as celebridades.

A adoração de celebridades, pode se apresentar de várias maneiras e intensidades, ocorrendo de forma ‘’leve’’ em alguns casos, como; alterar a forma de vestir-se com base no estilo de sua celebridade favorita, ou nomear um dos filhos com o nome de seu ídolo. Porém também pode apresentar-se de maneira mais intensa como; realizar uma cirurgia estética para parecer com sua celebridade favorita, assedio, perseguição ou tentativas inapropriadas de interação também podem ser uma demonstração de adoração a celebridades em seu extremo. E as consequências a síndrome de adoração a celebridades podem desencadear impactos na rotina de seus portadores, como diminuição das conexões com familiares, amigos, promover evitação de eventos sociais para ficar nas redes sociais prestigiando a celebridades, nas transmissões ao vivo, pode-se comparar injustamente indivíduos de seus convívio com indivíduos do convívio da celebridade, na vida profissional, quem apresenta o quadro pode não estar aberto a certas oportunidades se elas não se sentirem alinhadas com as preferência que a celebridade apoia. No entanto admirar indivíduos, pessoas que se destacam como celebridades, alcançando status, pode ser algo natural e saudável. Essas pessoas geralmente têm algo especial com o qual há uma identificação que promove atração e é cativante.

A motivação em escrever sobre esse tema está vinculada ao show histórico da Celebridade Madonna no Rio de Janeiro para finalizar sua turnê da Celebration Tour e comemorar 40 anos de carreira, e a legião de fãs obcecados por ela, que a seguem e investem muitos esforços para estarem presentes em seus shows, consomem seus hábitos, estilo. Em dezembro passado dois de fãs obcecados entraram na justiça através da razão improvável que levou a diva do pop a ser processada após atraso de duas horas em um show em nova Iorque.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.