COMEMORAÇÃO

Escola José Romão dá início a preparativos para o centenário

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
Os professores Cíntia, Juliano e alunos desenvolvem projetos para o centenário da escola
Os professores Cíntia, Juliano e alunos desenvolvem projetos para o centenário da escola

A Escola Estadual Prof. José Romão, na Vila Rezende, deu início aos preparativos para comemorar o seu centenário, no dia 28 de fevereiro de 2025. Alunos da disciplina eletiva “Resgatando Memórias”, ministrada pelos professores Cíntia Vitti Mazzotti e Juliano Trevisan, desenvolvem uma série de atividades, voltadas às comemorações.

Desde 1953,  a escola está sediada na avenida Manoel Conceição, mas foi criada inicialmente com o nome de “Grupo Escolar da Vila Rezende”, em 28 de fevereiro de 1925. As aulas eram ministradas em um prédio cedido pelo Engenho Central, na Avenida Dona Maria Elisa, onde hoje está localizado o Colégio Anglo Portal do Engenho. A partir de 21 de abril de 1932 a escola passou a ser denominado Grupo Escolar Professor José Romão homenageando o primeiro professor público nomeado para Piracicaba.

“Nós estamos começando agora a mobilização dos nossos alunos e vamos contar com a participação de ex-alunos, ex-professores, para que participem conosco dessa data que é tão importante aqui pra gente”, disse Cíntia. Ela explica que na disciplina, os trabalhos são dedicados a pesquisar elementos antigos da escola, como datas e fatos históricos. “Não adianta você estudar no José Romão e sair por aí e não saber contar quem foi ele”, disse.

O professor Juliano conta que a atividade atraiu a atenção dos alunos. “Eu percebo que eles estão gostando, estão bastante inteirados. É importante porque faz parte da identidade deles aqui. Grande parte dos alunos não conhece quem foi José Romão, sobre o histórico da nossa escola, então é importante para que eles deem valor para esse espaço que eles frequentam todos os dias”, disse.

“José Romão foi vereador, professor de música e fundador da escola”, disse a estudante Giovana Moschini. Ela também que a escola, antigamente, era chamada de Grupo Escolar de Vila Rezende.

Entre as atividades que serão realizadas está a criação de uma capsula do tempo, que já tem local para ser depositada. “Estamos fazendo, a Cintia separou fotos para a gente guardar, estamos tirando fotos e tudo que a gente conseguir nas aulas a gente vai guardar dentro da cápsula”, disse a estudante Ana Carolina.

Comentários

Comentários