Radares fixos de fiscalização de trânsito registraram 23.622 infrações em Piracicaba no primeiro trimestre deste ano. Isso significa que foram aplicadas 259,5 multas por dia ou quase 11 multas por hora no período de três meses. A informação é da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Trasporte), em resposta a um questionamento feito pelo Jornal de Piracicaba.
Excesso de velocidade responde por praticamente metade das autuações. De acordo com a Semuttran, os equipamentos flagraram 11.685 infrações, das quais 9.619 por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, 1.838 por transitar com velocidade superior ao permitido de 20% a 50% e 228 em mais de 50%.
Saiba onde estão localizados os radares de fiscalização de trânsito em Piracicaba
A segunda infração mais cometida pelos motoristas em Piracicaba é o avanço de sinal vermelho: 9.309, “o que demonstra que permanece um número elevado de imprudências registradas que geraram as autuações, principalmente, por avanço de sinal vermelho e por excesso de velocidade que podem resultar em acidentes e, infelizmente, em óbitos”, informa a nota da Semuttran. Outras 2.353 infrações foram aplicadas em motorista que transitaram em local e horário não permitido pela regulamentação, além de 275 registros de autuações por parar sobre a faixa de pedestres.
CAMPEÃO DE MULTAS
O radar com maior número de infrações no primeiro trimestre é o que está localizado no viaduto Francisco Jesuíno Avanzi (Chicão), no Areão, com o total de 3.469 autuações do dia 1º de janeiro a 31 de março.
ARRECADAÇÃO
O total arrecadado durante os três primeiros meses do ano com aplicação de multas por infrações de trânsito foi de R$ 1,5 milhão, redução de cerca de 29% na comparação com mesmo período do ano passado, quando a arrecadação foi de R$ 2,1 milões. “Cabe ressaltar que o valor arrecadado é referente ao pagamento de autuações também de períodos anteriores, incluindo ainda demanda represada durante a pandemia de Covid-19”, diz a Secretaria. “A pasta reforça que não mede esforços e implanta diariamente ações mitigadoras em diversas vias com alto índice de sinistros de trânsito e também nos locais com equipamentos fiscalizadores, com o objetivo de promover a redução nos índices de acidentes, organização e conscientização no trânsito”, finaliza.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.
Comentários
1 Comentários
-
Manoel Vieira dos Santos 18/04/2024Infelizmente o que vemos em nosso País, é que não há nada mais lucrativo do que multar motoristas! Leis de trânsito não são feitas para educar, mais sim para lucrar em cima dos motoristas que estão desatentos. Você vê que é uma extorsão em cima da outra a partir do momento que você paga quase 50% de impostos para um governo que nada produz. Em segundo, quando você paga taxas veiculares anuais absurdas. Em terceiro, quando você paga pedágios para se locomover dentro do Estado. Em quarto lugar, quando você se envolve num acidente de trânsito, onde seu veículo mesmo com os documentos em ordem são guinchados, causando transtorno para o motorista que não tem seguro. São tantos meios do Estado te causar danos financeiros e nada fazerem a não ser se beneficiar com isso, sem saber para onde vai o recurso desses bilhões que arrecadam, rodamos sobre ruas praticamente intransitáveis que arrebentam com a suspensão até de veículos offroad, sem que ninguém seja punido com indenização ao pagador de impostos. Más isso é culpa da ganância de políticos que teriam que ser extirpados da vida pública, não podemos deixar de investigar quem se candidata e se elege.
-
Redação Sampi 24/04/2024Obrigado por interagir com o JP, Manoel!
-