EDUCAÇÃO

VÍDEO: São José vence Prêmio Sebrae na categoria ‘Empreendedorismo na Escola’

Cidade venceu na categoria que concorreu com as ações da iniciativa São José + Empreendedora, desenvolvida pela Secretaria de Educação e que atinge mais de 46 mil alunos

Por Da redação | 12/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Anderson Farias recebe o prêmio do Sebrae
Anderson Farias recebe o prêmio do Sebrae

O município de São José dos Campos venceu o Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora na categoria ‘Empreendedorismo na Escola’. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quinta-feira (11), em São Paulo. O evento contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A cidade venceu na categoria que concorreu com as ações da iniciativa São José + Empreendedora, desenvolvida pela Secretaria de Educação e Cidadania.

Na rede de ensino municipal, a Educação Empreendedora está presente desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental, atingindo mais de 46 mil alunos.

“Ganhamos o prêmio do Sebrae através da educação. Todos trabalharam para que conquistássemos esse prêmio. Somos a cidade da educação”, disse Anderson Farias (PSD), prefeito de São José dos Campos, após receber o troféu na capital paulista.

“O projeto de Educação + Empreendedora vai da Educação Infantil até o Ensino Fundamental. São mais de 46 mil alunos atendidos”, completou o secretário de Educação, Jhonis Santos.

Nas redes sociais, Anderson disse que o prêmio é um “reconhecimento de todo trabalho que temos feito para oferecer educação pública de qualidade”.

RECONHECIMENTO

Segundo o Sebrae, o prêmio Prefeitura Empreendedora é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

Em São José, o programa de empreendedorismo conta com formação para os professores e trabalho em equipe nas escolas, com objetivo de “estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes”.

“Ao longo dos encontros, os alunos vivenciam propostas que envolvem planejamento, estabelecimento de metas, colaboração, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência, estimulando comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais”, informou a prefeitura.

Entre os temas trabalhados com os alunos estão: soluções sustentáveis, robótica empreendedora, tecnologias digitais, geração empreendedora e outros.

Coordenadas pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), dentro da disciplina de Enriquecimento Curricular, as atividades da Educação Empreendedora envolvem também Educação Financeira e Fiscal, em parcerias com a Receita Federal e o Procon, por meio de aulas semanais, exercícios e projetos que abordam conceitos e produtos financeiros, tributos e administração pública.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.