NA CADEIA

Veja quem são os condenados da região de Piracicaba por participar de atos golpistas em 8 de janeiro

O réu foi condenado por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio

Por Thiago Rovêdo | 11/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para Sampi Campinas

Arquivo Pessoal

Haroldo Wilson Roder foi condenado a 14 anos de prisão
Haroldo Wilson Roder foi condenado a 14 anos de prisão

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o morador de Nova Odessa Haroldo Wilson Roder, de 58 anos, por ter participado dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Com isso, a RMC (Região Metropolitana de Campinas) já tem seis condenados.

O STF publicou a sentença na terça-feira, 9. Segundo o documento, serão 12 anos e meses de reclusão e um ano e seis meses de detenção. Atualmente em liberdade, Haroldo só deverá retornar à prisão quando o julgamento transitar em julgado.

O réu foi condenado por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Além da prisão, o STF informou que Haroldo foi condenado a pagar 100 dias-multa, cada uma equivalente a um terço do salário mínimo, além de uma indenização por danos morais coletivos, fixada em R$ 30 milhões e que será dividida entre os condenados.

Os outros penalizados foram Edineia Paes da Silva dos Santos, de 38 anos, de Americana (16 anos e 6 meses); Reginaldo Carlos Begiato Garcia, 55, de Jaguariúna (16 anos e 6 meses); Dirceu Ribeiro da Assunsão, 55, de Nova Odessa (14 anos); Maria Aparecida Medule, 51, de Americana (14 anos); e Davi Emanuel Pereira Domiciano, 41, de Sumaré (14 anos).

Em 8 de janeiro do ano passado, milhares de pessoas foram até a Praça dos Três Poderes, invadiram as sedes do executivo, do legislativo e do judiciário e destruíram tudo o que viram pela frente. Os acusados eram apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pediam intervenção militar contra a eleição de Lula (PT).

A reportagem não conseguiu contato com Haroldo. Caso haja um posicionamento, a matéria será atualizada. 

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Alexandre Cesar Lima Diniz
    11/04/2024
    Estou esperando a condenação dos francanos arruaceiros e golpistas.