EPIDEMIA

Prefeitura testa nesta quinta inseticida natural contra a dengue

Teste com o produto será realizado entre as ruas Murici e Raul Ataíde, a partir das 8h

Por Da Redação | 10/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divugação

Inseticida é feito à base de óleo de neem
Inseticida é feito à base de óleo de neem

A Prefeitura de Piracicaba dá início nesta quinta-feira, no bairro Boa Esperança, a um projeto-piloto no combate à dengue. Trata-se da aplicação por meio de nebulização de um inseticida natural à base de óleo de neem, proveniente de uma espécie de árvore com esse mesmo nome originária do sudeste da Ásia, inserida no Brasil na década de 1990. O óleo extraído da árvore pode ser usado em diversos tipos de produtos e de várias maneiras.

O teste com o produto será realizado entre as ruas Murici e Raul Ataíde, a partir das 8h. Os moradores foram informados sobre a ação por meio de carros de som. De acordo com a prefeitura, não é necessário sair das casas nem mudar a rotina. Dependendo dos resultados, que serão avaliados por um período mínimo de um mês, será dada continuidade ao projeto.

Segundo informações do fornecedor do produto, a ação do óleo de neem é comprovada em todo o ciclo de vida do mosquito Aedes.

ENTENDA COMO FUNCIONA

Funciona como repelente

Bloqueia a muda de larvas ou ninfas

Impede a comunicação sexual e o acasalamento

Impede que as fêmeas depositem os ovos e esteriliza insetos adultos.

“Precisamos agir contra o Aedes o mais rápido possível. O produto que vamos utilizar no combate não causa prejuízos ao meio ambiente e às pessoas e pode ser usado tanto na área rural quanto urbana no impedimento da circulação do mosquito, o que deve, consequentemente diminuir os casos da doença”, explica Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), ligado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Secretaria Municipal de Saúde.

CASOS

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 9 de abril deste ano foram registradas 18.468 notificações para a dengue com 6.718 casos positivos. Há dois óbitos suspeitos ainda estão em investigação. Nesse mesmo período foram registrados quatro óbitos pela doença, de pessoas entre 60 e 89 anos, com comorbidades.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.