NO ATO

Movimentação em loteamento clandestino é flagrada pela Patrulha Rural em Piracicaba

A equipe flagrou a ação dos tratores remexendo a terra em uma Área de Preservação Permanente, com curso de água no Monte Branco

Por Da redação | 23/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Guarda Civil

Tratores estavam trabalhando na área
Tratores estavam trabalhando na área

A Patrulha Rural da Guarda Civil de Piracicaba flagrou uma movimentação em um loteamento clandestino nesta sexta-feira (22), no bairro Monte Branco, em Piracicaba.

A ação dos tratores remexendo a terra estava ocorrendo em uma Área de Preservação Permanente com curso de água, nas proximidades da estrada Aniceto Cogo. A Polícia Científica foi acionada para o levantamento dos detalhes que vai auxilar na apuração.

De acordo com as informações, a área estava sob monitoramento após o proprietário ser autuado em data posterior para que não prosseguisse com o empreendimento. A equipe recebeu uma denúncia de uma pessoa nesta sexta-feira (22) no canal 153 da Guarda Civil, informando que as máquinas estavam trabalhando na área.

Uma viatura da Patrulha Rural foi despachada para a verificação e constatou a movimentação na parte alta do terreno. As máquinas também trabalhavam no aterramento da área de passagem do curso de água na parte baixa.

De acordo com as informações, a legislação estabelece a preservação da área de 30 metros de cada margem do curso de água, configurando um crime ambiental.

O subinspetor Ronaldo explicou que, além de caracterizar infração administrativa municipal, por movimentação de solo sem autorização da autoridade competente, ocorreu crime ambiental de degradação do meio ambiente por supressão ou degradação de área de preservação ambiental.

"As empresas de terraplagem são cientes de que para executarem obras para empreendimentos são necessárias documentações e licenças, portanto, houve conduta ilícita no caso. Vamos encaminhar a ocorrência ao Ministério Público para possível enquadramento na lei 6766, de 79, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano”, informou o subinspetor.

Atuaram na ocorrência a equipe da Patrulha Rural 96, formada pelo subinspetor Ronaldo e os guardas civis Bertin, M. Reis e Massoni.

Os proprietários da área e da empresa de terraplanagem que realizava serviços no local serão notificados e autuados.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.