PALESTRA

Professores são capacitados a orientar contra fumo; cigarro eletrônico preocupa

Por Da Redação | redacao@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
3ª edição do Concurso Paradas pro Sucesso, realizada em 2023
3ª edição do Concurso Paradas pro Sucesso, realizada em 2023

Amanhã (5), o palco do Teatro Erotides de Campos se transformará numa grande sala de aula, com dinâmicas e palestras da Formação em Cigarros Eletrônicos. O evento, destinado a professores, coordenadores de cursos e demais interessados no tema, é uma realização do projeto antitabagista Paradas pro Sucesso, em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação) e a Diretoria de Ensino - Regional Piracicaba, com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

No mesmo dia, ocorrerá a abertura do Concurso Cultural Paradas pro Sucesso que, pelo 4º ano consecutivo, convida jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio a criarem desenhos, vídeos e frases de conscientização sobre o tabagismo.

“A verdade é que os dispositivos eletrônicos para fumar viciam tanto quanto o cigarro convencional e podem causar doenças”, ressalta Juliana Previtalli, médica cardiologista e idealizadora do Paradas pro Sucesso.

Embora a venda dos cigarros eletrônicos seja proibida no País, há um crescente envolvimento de jovens com o vício. Cerca de um a cada quatro jovens de 18 a 24 anos no Brasil (23,9%) já experimentou alguma vez um cigarro eletrônico. Esses dados alarmantes fazem parte da pesquisa Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia - Covitel 2023. “O vape (cigarro eletrônico) é um produto novo que causa uma dependência intensa e rápida.  Precisamos urgentemente desmentir as promessas enganosas aos fumantes sobre a redução de danos com uso do cigarro eletrônico e blindar os jovens contra o assédio da indústria do fumo”, alerta a médica.

DINÂMICAS E PALESTRAS
A orientação das dinâmicas e palestras será realizada pelo professor André Calazans, especialista em currículo, articulando o tema tabagismo ao currículo da Seduc (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo). E a palestra com o tema Cigarros Eletrônicos será ministrada pela médica Jaqueline Scholz, coordenadora em São Paulo do setor de tabagismo do InCor - Instituto do Coração.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários