MAIS SAÚDE

Alongamento: aulas acontecem três vezes por semana no Parque da Rua do Porto

Atividades gratuitas e orientadas ao ar livre por profissionais da Selam acontecem três vezes por semana, a partir das 7h40

Por Da Redação | 27/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Selam/Divulgação

Os frequentadores aprovam as atividades: maior qualidade de vida
Os frequentadores aprovam as atividades: maior qualidade de vida

A Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) oferece aulas gratuitas de alongamento, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, da partir das 7h40, no Parque da Rua do Porto, em frente a base da Guarda Civil. Não é preciso fazer inscrição e a atividade é voltada para pessoas com mais de 18 anos.

As aulas são ministradas pela professora da Selam, Janine Diorio Feliciano, num espaço privilegiado em meio às árvores e próximo ao lago do parque.

O alongamento é uma prática fundamental para o corpo e a mente com exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular e do relaxamento.

De acordo com a professora da Selam, Janine Diorio Feliciano, a falta de atividades de flexibilidade contribui para o aparecimento de dores, já que ocorre o encurtamento das fibras musculares, o que atrapalha a execução correta dos movimentos e compromete a musculatura a longo prazo.

“São exercícios que trazem benefícios significativos como o alívio da tensão e das dores musculares, a melhoria na postura corporal, a prevenção de lesões, o aumento da flexibilidade e a ativação da circulação”, ressalta Janine.

Sinésio Cursio, de 87 anos, está há mais de 20 anos entre os frequentadores das aulas de alongamento. Ele lembra que já passaram vários professores pelo espaço, mas continua firme, participando de todas as aulas, faça chuva ou faça sol. “É isso que mantém a gente em pé, por isso indico as aulas para os amigos.”

Engracia Dias Laranjeira, de 84 anos, começou a frequentar as aulas assim que acabou a pandemia e hoje garante que encontrou o seu cantinho. “Com essas aulas eu conseguiu encontrar forças para afastar a preguiça e os problemas de saúde como a hipertensão, que há tempos está controlada”, ressalta a idosa.

Para Luzia Vidal, de 71 anos, o destaque dessas atividades é o excelente trabalho executado pela professora Janine, que está sempre alegre e disposta. “Ela é ótima e diversifica as atividades durante a semana, o que nos motiva a continuar participando.”

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.