EDUCAÇÃO

Abaixo-assinado por universidade federal em Piracicaba já tem mais de 19 mil assinaturas

Grupo reúne, também, assinaturas contra o corte de verbas da educação em São Paulo

Por Roberto Gardinalli | 06/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Divulgação

O abaixo-assinado pela instalação de uma universidade federal em Piracicaba já foi assinado por 19.666 apoiadores, segundo a coordenação do movimento. As assinaturas são recolhidas de forma presencial e, também, pela internet. De acordo com a deputada estadual Professora Bebel (PT), a intenção é mobilizar a cidade para envolvimento da sociedade piracicabana nestas campanhas, que visam a melhoria da educação pública tanto no Estado de São Paulo, como no país.

Segundo a deputada, a desativação do Taquaral deixou um vazio na educação superior da região. “O vazio deixado com a desativação do Campus Taquaral da Unimep acaba prejudicando esses jovens que têm o desejo de cursar uma universidade federal”, disse. Além disso, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial no Estado de São Paulo) iniciou uma campanha para a apresentação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), de iniciativa popular, para barrar o corte de recursos na educação estadual previstos em um projeto do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que prevê que a educação passe, a partir do ano que vem, a ter direito a 25% do orçamento estadual ao invés dos 30% atuais.

“A aprovação desta PEC significa um corte de aproximadamente R$ 10 bilhões na área da educação no nosso Estado, o que irá prejudicar toda educação pública, do ensino fundamental à universidade”, diz Bebel. “Perdem os estudantes da educação básica e do ensino superior, os professores e os demais profissionais da educação. Perdem as famílias, perde o Brasil. Menos investimento em educação significa menos desenvolvimento econômico, cultural, menos pesquisa, menor produção científica e tecnológica e, no limite, o comprometimento da soberania nacional no cenário mundial. Esta campanha é contra tudo isso”, completa a deputada.

Por se tratar de uma iniciativa popular, para que o projeto seja apresentado, são necessárias, pelo menos, 300 mil assinaturas. Até o momento, 11 mil já foram coletadas. Além disso, diferente do abaixo-assinado, por ser uma proposta de emenda à constituição,  é necessário que cada pessoa informe o número de seu título de eleitor para que a assinatura seja validada.

O abaixo-assinado pela universidade federal e o apoio à PEC podem ser encontrados no gabinete estendido da deputada Professora Bebel,  na rua Governador Pedro de Toledo, 1765, na subsede da Apeoesp em Piracicaba e com apoiadores que estão na Praça José Bonifácio, na frente do Poupatempo Estadual.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.