ARTIGO

Coronel Doutor Pedro Carvalho: Cidadão Piracicabano

Por José Osmir Bertazzoni | 29/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Uma cidade tão encantadora como Piracicaba destaca-se por suas belezas naturais, inteligência impulsionada pela indústria de ponta, universidades e, sobretudo, pela notoriedade de seus cidadãos.

A Câmara Municipal de Piracicaba, composta por 23 vereadores, realizou um gesto significativo em honra a um cidadão exemplar. Embora nascido no bairro do Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, foi em Piracicaba que ele desempenhou seu papel, estabelecendo-se desde 5 de maio de 1987. Desde então, nunca mais deixou a cidade, encontrando nela um espaço para trabalhar, formar uma família e fixar residência definitivamente, tornando-se pai de três filhos piracicabanos.

Registro aqui a concessão do título de CIDADÃO PIRACICABANO ao Coronel Médico Doutor Pedro Rebelo de Carvalho, cuja trajetória se entrelaça com o desenvolvimento da medicina que há décadas servem a população às margens do Piracicaba.

Formado em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO) em 1983, Dr. Pedro veio para São Paulo, prestou concurso para médico na Polícia Militar do Estado e, por um acaso do destino, escolheu exercer sua profissão no antigo 10º Batalhão da Polícia Militar em Piracicaba, hoje Comando de Policiamento do Interior (CPI-9).

Um médico que escolheu servir à sociedade de duas maneiras: como médico e como oficial médico da PM. Ele dedicou-se ao estudo da segurança pública, tornando-se Mestre em Ciências da Segurança Pública pelo CAES (Centro de Aperfeiçoamento e Estudos da Polícia Militar do Estado de São Paulo) em 2004, Doutor em Ciências da Segurança Pública em 2011 e graduou-se em Ciências Jurídicas em 2007, completando assim um ciclo de formação abrangente como oficial da PM.

Como médico, Dr. Pedro conquistou especializações na Associação Brasileira de Medicina nas áreas de Terapia Intensiva (1991), Nefrologia (1992), Clínica Médica (2003), Medicina do Esporte e Exercício (2007), Medicina de Urgência (2003), e Hipertensão Arterial (2003). Além disso, concluiu cursos de especialização em Administração Hospitalar, Fisiologia de Voo, Perícia Médica Administrativa, Geriatria, e Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva.

Em sua dedicação à cidade de Piracicaba, Dr. Pedro assumiu, em 1988, a função de médico intensivista na UTI do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFC). Em 1991, como especialista em nefrologia, identificou a necessidade de um serviço de hemodiálise no HFC. Com o apoio do Dr. Domingos José Aldrovandi (Farmacêutico) e do Diretor Jurídico Antônio Mendes de Barros Filho, conseguiu credenciar o hospital junto ao SUS para prestar esse serviço.

Pouco tempo depois, o Hospital dos Fornecedores de Cana, com a mesma dedicação dos seus profissionais, conseguiu credenciar junto ao SUS para a realização de transplantes renais, também sob os cuidados e responsabilidade do Dr. Pedro Rebelo Carvalho. Todo esse esforço em prol da cidade de Piracicaba resultou na indicação do Vereador Paulo Sérgio Camolesi e na aprovação pela Casa Legislativa do reconhecimento e concessão do título de Cidadão Piracicabano ao Coronel Pedro Carvalho.

Títulos como este, concedidos pela Câmara Municipal aos cidadãos que prestaram relevantes serviços à nossa sociedade, enaltecem o Legislativo ao demonstrar reconhecimento e valorização de todas as atividades humanas desenvolvidas em prol do povo piracicabano. Aproveito para agradecer ao Vereador Paulo Camolesi, ao presidente da Casa Legislativa, Vereador Wagner de Oliveira, e a todos os vereadores e vereadoras que se esforçaram e reconheceram a importância dessa outorga.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.