
A Polícia Federal cumpriu, na manhã de hoje (28), oito mandados de prisão e 14 de busca e apreensão durante uma operação que desmantelou um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na região. A operação teve apoio de policiais do 10° Baep (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar. Os mandados foram cumpridos na vila Independência e no Bosques do Lenheiro. De acordo com a Polícia Federal, as cidades de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e Americana eram o centro de preparação e distribuição de drogas e operações de lavagem de dinheiro.
No total, a Operação Torre Eiffel, como foi batizada, cumpriu 15 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão, emitidos pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul. Além de Piracicaba, no Estado de São Paulo os mandados foram cumpridos em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Rio Claro, Sumaré, Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga, São José do Rio Preto, Monte Aprazível e Guarujá. A operação também cumpriu mandados em Camboriú (SC) e Catuti (MG). Durante as buscas, foram apreendidas armas, materiais para preparação, refino e embalagem de drogas e carros de luxo.
Segundo as investigações da PF, o centro da operação da quadrilha era a região das cidades de Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Foram identificadas movimentações financeiras com indícios de lavagem de dinheiro feitas por empresas dos ramos de beleza e estética, hotelaria, restaurantes, revenda de veículos e até patrocínios a um time de futebol de Americana.
O líder da quadrilha e a esposa dele foram presos em um condomínio de luxo em São José do Rio Preto. Ainda de acordo com a Polícia Federal, o grupo teria movimentado aproximadamente R$ 50 milhões em transações financeiras utilizando contas de empresas compradas pelo líder do grupo e contas de laranjas da organização. As movimentações teriam sido feitas para a compra e venda de bens mobiliários e imobiliários. No total, seis suspeitos foram presos, sendo um em flagrante.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.