
Um em cada três brasileiros sofreu uma tentativa de golpe neste ano, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O Jornal de Piracicaba consultou o especialista em ciber segurança Fernando Bryan Frizzarin, da BluePex, uma das maiores fabricantes de soluções de segurança e controle de TI do Brasil. “Se você receber uma mensagem dizendo que seu cartão foi clonado, a melhor ação de todas é ter calma e ligar diretamente no banco”, orienta. Segundo Frizzarin, o golpista quer sempre criar ansiedade e fazer com que as pessoas façam tudo na pressa. “Note que, na maioria das histórias de quem já caiu em golpes, é depois, com tempo para raciocinar, que as pessoas percebem que foram enganadas. Assim que a tela do celular ou do computador iluminar, pare para concentrar-se e saber conscientemente o que está fazendo, tanto em uso para lazer ou profissional. No caso de profissional mais ainda, porque em caso de golpe, o dano é sempre potencializado”.
O Banco do Brasil fez um guia prático para evitar esses crimes. Por exemplo: se você recebe uma ligação de um banco ou loja e o atendente pede a senha de seu cartão, desligue. É golpe! Ou, então, se o interlocutor diz que você tem que ir a um caixa eletrônico para resolver um problema, é mentira. O banco nunca vai fazer esse tipo de solicitação.
Outra pegadinha é quando o golpista avisa que “os pontos expiram hoje”. Não acredite, pois se você seguir com a conversa, logo pode chegar um link suspeito para você clicar. Também serve como dica promoções relâmpagos de última hora. “Tá muito barato e tá acabando”: se você ver uma promoção irresistível, desconfie.
“MÃE, FAZ UM PIX”
Esse tipo de golpe é muito comum. Começa com mensagem de WhatsApp dizendo “Mãe, troquei de celular, salva este número novo”. Se você der conversa, logo vai ver que o falso parente vai ter pedir dinheiro. Caso você receba ligações ou mensagens apontando problemas na sua conta corrente ou no seu cartão e a pessoa disser que precisa instalar um aplicativo, inevitavelmente é uma tentativa de golpe. Outra dica é quando você entrega o cartão para fazer um pagamento e ele fica longe da sua visão. Sinal de alerta! Não permita que o funcionário do estabelecimento leve o cartão para lugares fora da sua visão.
Tem também a fraude da maquininha com o visor quebrado. Não caia nessa. Você tem que ver qual valor está sendo debitado. Assim como boletos que chegam por e-mails ou por mensagens no celular. Não clique se não tiver certeza da procedência. O Bando do Brasil ainda orienta sobre a fala de golpistas “Vamos mandar um motoboy para retirar o cartão na sua casa”. As agências não atendem dessa forma e não fazem recolhimento de cartões em nenhuma situação.
Saiba quais são os golpes mais aplicados no Brasil
Dicas práticas para se precaver de golpes digitais são: desconfie de tudo, mensagens, e-mails e sites. Verifique em pelo menos dois outros lugares sobre a veracidade e a confiabilidade; nunca clique em links desconhecidos ou que você não solicitou, mesmo que seja o aviso de que sua conta bancária ou cartão de crédito foi invadido por um criminoso. Vá direto à fonte, ligue no banco. As orientações são do especialista em cibersegurança da BluePex, Fernando Bryan Frizzarin, que traz mais informações:
Quais os golpes mais comuns? Os golpes mais praticados hoje em dia envolvem transações financeiras imediatas, que trazem ganhos rápidos e certeiros para os criminosos. Isso, dos tecnicamente mais simples, que incluem o envio de boletos falsos e cobranças indevidas, pagamentos e transferências via PIX, compra de produtos com valores vantajosos que nunca serão entregues, golpes amorosos e extorsão mediante uso de material sexual, até os mais avançados e complexos, como capturar dados em redes sem fios abertas de diversos locais públicos ou oferecer redes sem fios gratuitas especificamente criadas para capturar dados. Sempre que for realizar um pagamento, seja por PIX ou boleto, verifique quem éobeneficiário da transação e, se não for a pessoa correta, cancele. No caso de venda de produtos pela internet, opte por sites reconhecidos e, se o produto for de valor alto, prefira sempre aquele que lhe dá a opção o de ir conferir pessoalmente.
Como identificar um golpista? O golpista sempre tenta ganhar pela rapidez e ansiedade. O boleto que chega com vencimento para o dia seguinte, a ligação que não pode ser interrompida ou resolvida com outro ou aquela vantagem que é exclusiva para você e tem que ser aproveitada na hora. Estabelecimentos e pessoas sérias sabem que há um tempo necessário para qualquer decisão e dão o tempo adequado para que isso aconteça. É muito comum o criminoso, em telefonema, dizer que aquilo só pode ser resolvido com ele naquele momento. Não caia! Tenha calma, desligue o telefone e, no caso de um banco, ligue para o telefone correto da instituição financeira. Faça o mesmo para qualquer outra coisa. Mensagens falsas podem ser identificadas pelos endereços e telefones que apresentam. No caso de e-mail, verifique se o remetente é válido olhando o domínio do remetente, que é o que vem depois do arroba. Deve ser o mesmo endereço que você usa para acessar o banco. Se a mensagem solicitar que você instale algum aplicativo, isso também é sinal de problemas. Recuse imediatamente. No caso de pagamentos via PIX ou boleto, confira sempre beneficiário da transação antes de concluir.