06 de outubro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Cury vai 'ganhar de lavada' e Emanuel pode ser vice, diz Valdemar

Por Redação e Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Imagem de arquivo
PL de Valdemar conta com Bolsonaro em suas fileiras

O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, afirmou nesta sexta-feira (7) que o correligionário Eduardo Cury é "candidatíssimo" à Prefeitura de São José dos Campos e que vai "ganhar de lavada", contando até com o também ex-prefeito Emanuel Fernandes (PSDB) como vice na chapa, "se for preciso". Ex-prefeito entre 2005 e 2012, Cury lidera a corrida eleitoral no município.

De acordo com Valdemar, o atual prefeito joseense, Anderson Farias (PSD), que buscará a reeleição, e o seu principal apoiador, o ex-prefeito e atual vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, podem "tirar o cavalinho da chuva" quanto à disputa eleitoral na cidade.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

"Veja bem, o Cury não lançou a candidatura dele e já tá com 38%. Eu não sei, eu não conheço o prefeito de lá, eu sei que tinha o ex-prefeito, que é vice-governador, mas lá eles podem tirar o cavalinho da chuva, porque vão levar uma lavada", afirmou Valdemar, que visitou o Vale do Paraíba nesta sexta-feira, passando por Campos do Jordão e Taubaté.

"O Emanuel [Fernandes], se for preciso, sai de vice do Cury. Você já viu uma chapa dessa ser batida? Eles construíram São José. O Emanuel montou toda essa equipe, montou toda essa gente e fez de São José a cidade que é", frisou o presidente do partido, que tem como principal 'estrela' o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nas entrelinhas, o presidente do PL deixou claro que a sigla espera contar com força máxima na campanha no Vale. "Quando começar a campanha pra valer, nós vamos vir todos para cá, fazer o que for preciso para ganhar, tudo dentro da lei, dentro do respeito contra os outros candidatos, não temos nada contra ninguém, só queremos ver as coisas andarem para frente", afirmou ele, em entrevista ao repórter Jesse Nascimento.

A OVALE, em março, quando se refiliou ao PSDB, Emanuel negou a intenção de ser candidato a vice, mas afirmou que "vai trabalhar mais do que se fosse candidato" na disputa pelo Paço. Cury afirma que definirá se será candidato nas próximas semanas, mas disse que, ao lado de Emanuel, está preparando "alternativas para o futuro da cidade".
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por OVALE (@jornalovale)

 

CORRIDA ELEITORAL.

Ex-prefeito de São José entre 2005 e 2012, Eduardo Cury lidera, neste momento, a corrida pelo Paço Municipal, de acordo com o levantamento OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas, divulgado no último dia 4. Cury lidera a disputa pelo Paço Municipal, com 36% e 37,30% das intenções de votos, nos dois cenários testados na pesquisa estimulada, quando o entrevistado recebe uma lista com o nome dos pré-candidatos. (Veja pesquisa na íntegra).

Além de liderar de forma isolada nos dois cenários testados para o primeiro turno, ele venceria seus principais adversários em eventuais enfrentamentos no segundo turno, aponta o levantamento exclusivo (Veja pesquisa na íntegra).

Cury conta com o apoio de Emanuel, prefeito entre 1997 e 2004, dando início a uma dinastia do PSDB -- partido venceu seis das últimas sete eleições na cidade. Depois de Emanuel, Cury, à época também no ninho tucano, venceu dois pleitos e governo entre 2005 e 2012. Após quatro anos de gestão Carlinhos Almeida (PT), Felicio, à época no PSDB, venceu as disputas em 2016 e 2000, nesta última tendo Anderson com vice, em uma chapa pura.

Dois anos mais tarde, em 2022, Felicio e Anderson migraram para o PSD. Prefeito eleito, Felicio renunciou ao Paço, dando lugar a Anderson, e envolvendo-se na campanha para o governo estadual, ao final, sendo eleito vice na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Após a pesquisa OVALE, Anderson destacou seu desempenho na espontânea e a avaliação de governo, com aprovação de 73%.

Também são pré-candidatos Wagner Balieiro (PT), Dr. Elton (União), Letícia Aguiar (PP), Wilson Cabral (PDT) e Toninho Ferreira (PSTU).