Pré-candidato à reeleição, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), comentou nesta quarta-feira (5) os dados do levantamento OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas sobre a corrida pelo Paço Municipal, destacando o resultado da pesquisa espontânea. Por meio de um vídeo, enviado à redação, o chefe do Executivo fez um agradecimento aos eleitores que citaram o seu nome. Acesse e confira o vídeo na íntegra.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O levantamento de OVALE avaliou dois cenários de pesquisa estimulada (em que o entrevistado recebe uma lista com o nome dos pré-candidatos) e a espontânea (em que o entrevistado manifesta a sua preferência sem que nenhum nome lhe seja apresentado).
Na pesquisa espontânea, Anderson foi citado por 14,30% dos eleitores, seguido por Eduardo Cury (PL), com 7,30%, Dr. Elton (União), com 3,30%, Wagner Balieiro (PT), com 3%, o pastor Vanderlei das Graças (PRD), com 0,80%, o ex-prefeito Emanuel Fernandes (PSDB), com 0,50%, Toninho Ferreira (PSTU) e a vereadora Dulce Rita (União), ambos com 0,30%. Aqueles que não sabem ou não responderam somaram 70,40%.
A margem de erro é de 5,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, o que caracteriza empate técnico.
O resultado na espontânea também foi festejado nas redes sociais do PSD, partido de Anderson. "Passando aqui para comentar a pesquisa que foi divulgada esta semana, pelo jornal OVALE, sobre o cenário político, as eleições municipais agora de 2024. Primeiro, agradecer a cada um que lembrou do meu nome através da pesquisa espontânea, onde a grande maioria lembrou do meu nome como intenção de voto para as eleições de 2024, então, não tenho como não agradecer", afirmou Anderson.
No cenário estimulado considerado mais provável, sem a presença da deputada estadual Letícia Aguiar (PP), Anderson aparece com 19,10% das intenções de voto, atrás do ex-prefeito Eduardo Cury (PL), com 36%. Completam a relação de pré-candidatos o ex-vereador Wagner Balieiro (PT), com 8,70%, o deputado estadual Dr. Elton (União), com 8,40%, o advogado Toninho Ferreira (PSTU), com 2%, e o professor Wilson Cabral (PDT), com 0,70%. Aqueles que responderam que não votariam em nenhum dos pré-candidatos somam 15,90% e os que não sabem ou não responderam foram 9,20%. Veja a pesquisa.
No outro cenário, com Letícia Aguiar no páreo, Eduardo Cury (PL) lideraria com 37,30%, seguido por Anderson Farias (PSD), com 18,90%, Wagner Balieiro (PT), com 9%, Dr. Elton (União), com 7,20%, Letícia Aguiar (PP), com 5,70%, Wilson Cabral (PDT) e Toninho Ferreira (PSTU), ambos com 0,70%. Aqueles que responderam que não votariam em nenhum dos pré-candidatos somam 12,90% e os que não sabem ou não responderam foram 7,50%.
Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas, um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN', ouviu 400 pessoas entre os dias 29 e 31 de maio. A margem de erro é de 5,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 07212/2024.
ELEIÇÃO.
O prefeito destacou ainda a cobertura política de OVALE e a importância da pesquisa. Na avaliação de Anderson, a eleição ainda está "um pouco distante" e ele ainda "tem muito trabalho" pela frente, no comando da cidade.
"Parabenizar também o jornal OVALE, pela realização dessa cobertura dentro do processo eleitoral, que ainda está um pouco distante, mas ainda tem muito trabalho. Eu, como prefeito, neste mandato, ainda tenho muito trabalho por fazer. Estamos trabalhando, acordando cedo, dormindo tarde, como todos nós, joseenses. Mas uma cidade melhor não se constrói só através do poder público municipal, e sim com muitos colaboradores, servidores, Poder Legislativo, Judiciário, as empresas, o comércio, os serviços, as igrejas, enfim, cada um de nós contribui para que a gente possa ter uma cidade melhor, vamos continuar trabalhando", desclarou.
Anderson destacou ainda que, em pesquisas realizadas em 2023 e 2024, respectivamente por OVALE e Band Vale, a avaliação do governo municipal foi superior a 70% -- a atualização deste índice será publicada por OVALE nesta quarta-feira (6), com a nova pesquisa de avaliação da administração municipal.
"Isso culmina também com a pesquisa realizada pelo grupo Band Vale, onde teve uma aprovação de governo de mais de 70%, do trabalho realizado, uma aprovação de mais de 83% entre ótimo, bom e regular, então isso mostra o nosso trabalho, que todos nós estamos realizando. Então, agradeço mais uma vez por essa avaliação, por essa avaliação da qual o joseense faz. Então, o meu muito obrigado", finalizou o prefeito.