Karla Clarinda

De aprendiz a presidente, um caminho de conhecimento

Entenda como, de modo geral, é composta a jornada hierárquica dentro das empresas

Por Karla Clarinda, Empreendedora Social e estrategista em recolocação profissional | 08/08/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Dentro das organizações, há uma série de protocolos que são utilizados, disseminados, respeitados e repetidos, uns com um propósito claro de organizar, orientar e informar, e outros que, além disso, sinalizam forças hierárquicas e colocam cada um dentro do seu devido quadrado. Há empresas que lidam com essa questão de forma suave, tendo uma flexibilidade maior dentro processo, enquanto outras, mais rígidas, deixam os limites mais claros e intransponíveis.

Você já deve ter vivenciado situações dentro de empresas em que a Sala da Presidência e adjacências eram mais secretas do que a senha do cofre do tio Patinhas, e em outras onde o diretor-presidente se permite misturar com os colaboradores dos demais setores. Aqui, não pretendo defender modelo X ou Y, são apenas estilos de liderança e de cultura organizacional.

Fiz essa introdução para destacar a importância de se vivenciar cada etapa da sua trajetória profissional, de estagiário a diretor-presidente, sabendo que, a cada etapa, o aprendizado se somará aos demais formando uma rede que lhe protegerá e lhe impulsionará em um breve futuro.

De modo geral, a jornada hierárquica é composta pelas seguintes etapas:

Aprendiz
Ingressando no mercado de trabalho, o jovem aprendiz realiza atividades de apoio a todos na empresa. Os conhecimentos obtidos são fundamentais para seu desenvolvimento e suas escolhas futuras.

Estagiário
Atua em alguma vertente da área a qual dedica seus estudos de graduação. Essa atuação soma-se aos conhecimentos acadêmicos resultando, no final, um profissional mais bem preparado para o mercado.

Auxiliar

Pode tanto fornecer suporte para todos em uma determinada área quanto ter foco em uma determinada atividade. 

Assistente

Realiza uma atividade específica ou um conjunto delas, dando apoio a profissionais acima de sua posição hierárquica. O assistente também pode ser responsável por um conjunto de atividades de uma área.

Analista

Responsável pela análise e execução de uma tarefa ou um conjunto delas.

Supervisor

Monitora a execução dos serviços realizados por seus subordinados, indica caminhos e corrige rotas para que as tarefas sejam realizadas no tempo e com a qualidade esperados.

Coordenador

Coordena uma área e faz a ponte entre os superiores e seus liderados, distribuindo e determinando as funções a serem realizadas.  

Gerência

É o elo entre os níveis estratégicos e táticos, e responsável pelo andamento de todos ou de determinados setores.

Diretor/Presidente

Responsável por definir as estratégias da organização, por todas as áreas inseridas nela e pelo direcionamento da empresa. As decisões realizadas pela diretoria influenciam e impactam diretamente no rumo da organização.

Há profissionais que conseguem passar por todos ou por vários níveis e outros, em maior número, que permanecem em um ou em poucos níveis. Isso não importa já que cada jornada é única, e como diz aquele ditado: “a viagem é mais importante que o destino”. Portanto, aproveite a viagem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.