Na série Tesouros Arquitetônicos desse mês, nós subiremos a Serra da Mantiqueira para falar um pouquinho de um verdadeiro Tesouro. A Capela de São Pedro, em Campos do Jordão, localizada no Palácio da Boa Vista, a residência oficial de inverno do Governo de São Paulo. A capela de São Pedro Apóstolo se encontra na frente do Palácio, foi erguida em concreto armado, com paredes de vidro e cercada por espelhos d’água. O trabalho é de um dos maiores arquitetos do Brasil, Paulo Mendes da Rocha.
Capela de concreto rodeada por um grande pano de vidro, é assim que podemos caracterizar essa obra à frente do seu tempo. “O edifício pode ser resumido em quatro elementos estruturais: o pilar cilíndrico central, a laje plana sustentada por vigas invertidas, a nave e altar, e o coro; e quatro elementos compositivos: o altar fixo, o sacrário, a base da pia batismal, e a escada que conecta altar e batistério. Todos em concreto aparente.”.
O que se destaca visualmente são os panos de vidro que parecem sustentar uma grande cobertura de concreto, o pilar central aparece quase imperceptível em todo o contexto. Dessa forma, temos a sensação de que a construção é leve, o que na época parecia um desafio construtivo enorme.
Algo que também impressiona os visitantes, são os espelhos d’água que circundam todo o projeto, a água traz paz e cria a sensação que toda a estrutura pousa na água de forma delicada. Os espaços interiores são focados em torno dessa única coluna de concreto que ancora o centro. A fachada de vidro de dois andares tira proveito das vistas da Serra da Mantiqueira proporcionadas pela cidade mais alta do Brasil.
A série “Tesouros Arquitetônicos” também vêm com o intuito de fazer vocês leitores, visitarem e valorizarem esses espaços que faze parte das nossas cidades. Mas e aí pessoal? O que acharam da Capela? é linda, não é? Espero que tenham gostado e conhecido um pedacinho da nossa história e semana que vem estaremos de volta para falar sobre o mundo da Arquitetura e Decor. Até mais!