Ideias

rmvale sofre de uma epidemia de violência

Por Guilhermo CodazziJornalista e escritor, editor-chefe de OVALE e Gazeta de Taubaté | 01/09/2017 | Tempo de leitura: 2 min

Em meio à batida bate-estaca do funk, o estampido seco dos tiros irrompeu a madrugada na zona norte de São José. Aquele corpo no chão, já sem vida, em meio ao 'fluxo', vai figurar nas estatísticas criminais de agosto no Vale do Paraíba, a região mais violenta de São Paulo.

Em reportagem especial à página 10, OVALE traz o levantamento inédito sobre a evolução do ranking da violência no Estado, com os dados de 2001 a 2017. Nossa região, como as estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública mostram, é a líder isolada da taxa de homicídios desde 2010.

No início do século, era apenas a 5ª -- ficava atrás da capital, Grande São Paulo, Baixada Santista e região de Campinas.

Quais são as causas da violência? Por que a região lidera o ranking de homicídios em São Paulo? Por que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes na RMVale é maior que o dobro daquela registrada na capital? Por que a região está a 10 anos, desde 2008, com índice acima da capital?

As forças de segurança pública sustentam que o Vale possui uma série de características peculiares que tornam o combate ao crime mais 'complexo' e favorecem a elevação de índices criminais.

Entre elas estão a localização geográfica (o Vale está situado no meio de São Paulo e Rio de Janeiro, os dois principais centros do país), o perfil econômico (é uma das regiões mais desenvolvidas do país), o fluxo de turistas (na Serra e Litoral), entre outros.

No entanto, é fato que todas essas características estavam presentes antes de 2010, não é? Por que antes disso, apesar da presença de 'agravantes', o Vale era a 5ª e não a primeira região mais violenta?

A polícia diz que o tráfico responde por mais e 70% dos homicídios no Vale. E as outras áreas, como Campinas, capital ou Baixada Santista, não têm a venda de droga também, por exemplo? O mesmo vale para o desemprego, outro agravante citado pelas polícias.

Até aqui ainda não se tem uma resposta convincente sobre o por que estamos no topo da violência em São Paulo.

Encontrá-la é uma parte fundamental para que o Vale deixe este triste título para trás.

Sem um diagnóstico preciso fica mais difícil curarmos essa epidemia de violência..

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.