Arte

Bidu Sous e Jana Andrade são os destaques da segunda semana de shows do Cantautoras do Vale

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
Bidu e Jana
Bidu e Jana

As cantautoras Bidu Sous e Jana Andrade fazem a segunda noite de shows do Cena de Mulher - Cantautoras do Vale do Paraíba na próxima terça-feira (15), a partir das 20h, que tem sempre transmissão gratuita pelo Youtube. Além da apresentação das músicas autorais, um debate sobre o protagonismo feminino na música encerra a noite.

Bidu, que é de São Francisco Xavier, é considerada revelação na cena blues do Brasil, sendo uma das vozes femininas mais representativas no gênero. Participou como backing vocal no álbum Angola Blues, do guitarrista Nuno Mindelis.

Recentemente, Bidu lançou o primeiro álbum autoral, tornando-se a primeira mulher no Brasil compositora de blues tradicional. Intitulado Don"t Wake Me Up Early, esse trabalho é uma parceria com o guitarrista Lancaster Ferreira e está disponível em todas as plataformas digitais.

Já Jana Andrade começoua carreira em São Paulo, mas já atua na música há três anos em São José dos Campos. Cantora de baile, de eventos, instrutora vocal e atuante no mercado de casamentos há 10 anos.

Jana iniciou recentemente seu trabalho autoral. Compositora das próprias canções está finalizando o seu primeiro EP para lançamento ainda em 2022, com influências que vão da MPB e bossa nova ao Jazz, Blues e Soul.

Afinal, o que é cantautora?

A origem de Cantautora vem da junção das palavras cantora e autora, muito usada na língua portuguesa europeia, mas muito pouco difundida no Brasil, que costuma utilizar o termo cantora-compositora.

Cantautoras são artistas musicais que compõem e cantam o próprio material, fornecendo o acompanhamento musical de suas composições.

O termo cantautora geralmente indica artistas populares e é comum que as letras das canções tratem de temas sociais, políticos ou cotidianos.

Comentários

Comentários