Fran Galvão

É cor de Rosa choque

Na verdade, tivemos o preto também como participante, mas acredite se quiser, assumiu papel de coadjuvante

Por Fran Galvão, consultora de imagem e estilo | 16/03/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Rosa choque
Rosa choque

No último dia 6 de março, vimos as manchetes de moda ganhar uma única cor de destaque, o rosa. A Maison Valentino se apresentou na semana de moda de Paris com uma coleção ousada nomeada de “Pink PP”, deixando de lado seu vermelho clássico, uma de suas marcas registradas e apostando em um rosa intenso. Na verdade, tivemos o preto também como participante, mas acredite se quiser, assumiu papel de coadjuvante.

Foram 41 looks monocromáticos pink – ou seja, todas as peças do look apresentam a mesma tonalidade em intensidade, temperatura e profundidade da cor – também destacados através de silhuetas marcadas, bordados, plumas e saltos plataformas extremamente altos.

O desfile foi muito comentado e trouxe à tona a cor rosa como uma das tendências apontadas para a próxima estação e indo além, terá a tom de rosa como novo integrante do time de cores da Pantone (empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores), levanto inclusive o mesmo nome do desfile.

Mas o que quero trazer para discussão hoje aqui é: além de Valentino, outras marcas também apostaram muito na cor rosa em suas coleções e com isso muito escutamos falar sobre preparar nossos guarda-roupas para recebê-la e sobre o impacto dela em nossa imagem.

Será que todo elemento rosa – seja na roupa ou nos acessórios - transmite uma mesma imagem de delicadeza, romantismo e infantilidade como já vi muitos pregarem?

Absolutamente não!

Sem dúvida cor é o elemento de maior impacto na imagem, daí a importância do teste de Coloração Pessoal - descobrir qual a intensidade, temperatura e profundidade de cada cor que se alinhará com as suas próprias características. Mas será que a linguagem de qualquer cor determina a mensagem geral?

A cor fala muito, é verdade, mas sozinha não diz tudo! Uma imagem baseada no significado da cor, por mais comunicação que ela traga, não diz tudo. Sempre o que determinará o recado, é o todo, o famoso conjunto da obra, ou seja, sua imagem é construída por cada detalhe. Seria muito raso dizer que a cor rosa romantiza o look, traz uma mensagem frágil ou delicada e que essa foi a intensão de Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, sem analisarmos as modelagens, técnicas e tecidos diferenciados que ele utilizou.

Precisamos ir além e trazermos essa leitura para o nosso dia a dia. Por exemplo, um sapato plataforma nunca trará uma imagem delicada só por ser rosa. Ou, ao pensar em um vestido rosa, sua imaginação pode fazer dele algo romântico, rococó e até infantil, ou ir além e criar algo bastante sexy.

Na avaliação de um desfile ou no nosso dia a dia é preciso entender que cada detalhe importa e todos eles precisam estar alinhados com a mensagem que se quer passar.

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