Aos 23 anos, o surfista Pedro Tanaka, tricampeão paulista de surfe e morador de São Sebastião, morreu na última sexta-feira (26) ao se afogar enquanto fazia pesca submarina no município do Litoral Norte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele se afogou em área próxima à praia de Toque Toque.
Tanaka estaria praticando pesca submarina com o pai e o irmão. Os três mergulharam em uma área com cerca de 20 metros de profundidade, mas o surfista não conseguiu retornar à superfície. Os familires tiraram o surfista da água e tentaram prestar os primeiros socorros.
O surfista foi levado para a praia de Maresias, em São Sebastião, onde salva-vidas tentaram reanimá-lo com manobras de primeiros socorros e desfibrilador. Ele chegou a responder aos estímulos e foi levado ao hospital de Boiçucanga, mas não resistiu e morreu a caminho da unidade.
Pedro Tanaka havia conquistado dois campeonatos brasileiros de surfe universitário.
“Ficamos todos sem palavras. Perdemos o chão e uma parte de nós com a triste notícia do falecimento do nosso Pedro Tanaka. É muito difícil aceitar e entender uma perda assim. Nos solidarizamos com toda a família e amigos do Pedrinho”, disse a Associação de Surf de São Sebastião em publicação na internet.
“O surfe está de luto. Nossos corações estão de luto. O momento é de orar por todos e para que você, Pedro, descanse em paz.”