Nossa Região

Jacareí comemora 369 anos. Veja os personagens da capa da edição especial

Por |
| Tempo de leitura: 4 min
Personalidades de Jacareí
Personalidades de Jacareí

Dia 3 de abril de 2021. Jacareí está completando 369 anos de história. Em mais de três séculos e meio, obviamente, muita coisa mudou. Desde a origem, em 1652, por iniciativa Antônio Afonso e seus três filhos (embora exista quem conteste tanto a data quanto seu fundador), a cidade passou por inúmeras transformações, mostrando-se vocacionada para o futuro.

Trata-se de uma história rica, capítulo essencial nos anais da identidade paulista. Jacareí foi um dos polos mais antigos, que foram responsáveis por dar origem às demais cidades do estado. Ela, que se desmembrou de Mogi das Cruzes, originou três municípios: Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos.

Agora, Jacareí é um polo industrial, uma referência regional, cidade geradora de empregos e sonhos. Da origem como povoado, no século 17, hoje ela tem 211.755 habitantes, 50 bairros e 236 loteamentos, de acordo com a prefeitura.

Cerca de 30% da população jacareiense trabalham no setor industrial, segundo os dados oficiais. Das 20.100 empresas registradas em Jacareí, 1.800 são de atividades Industriais.

A cidade da região é forte nas indústrias de alimentos, com duas grandes cervejarias (Ambev e Heineken), papel e celulose (Suzano), setor vidreiro (Cebrace), Defesa (Avibras), automobilístico (Caoa- Chery) e setor químico, além da empresa multinacional Monsanto.

E, mesmo durante a pandemia da Covid-19, Jacareí vem tentando encarar os novos desafios e mantendo a esperança para um futuro melhor.

Só com muita luta, muita consciência e muita colaboração de todos será possível passar por esse momento tão difícil não só para a cidade, como para toda a humanidade.

NÚMEROS.

A cidade completa 369 anos com 211.755 habitantes, de acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020. Há dez anos, eram 20 mil habitantes a menos.

Em Jacareí, 99% das crianças entre 6 e 14 anos frequentam as aulas, com uma taxa de analfabetismo de 6,6% entre os jovens com mais de 15 anos, também de acordo com o IBGE.

A renda per capta em 2020 era de R$ 33.593,82, com uma taxa de desocupação de 13,90%, também segundo o instituto.

A crise da Covid-19 atingiu em cheio a cidade, que viu o seu PIB (Produto Interno Bruto) encolher 4,1% durante o ano passado.

Mas, aquela cidade que deu origem a outros três municípios da região, não se intimida. E o povo jacareiense segue lutando por dias melhores.

OS PERSONAGENS.

No alto da foto, da esquerda para a direita, estão 1. Carlos Amagai (secretário de Desenvolvimento Econômico), 2. Bruno Garcia (jogador de rúgbi), 3. Cecília Militão (cantora), 4. Celso Florêncio de Souza (secretário de Governo e Planejamento), 5. Rafael Júlio (Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão), 6. Estilista Ronaldo Ésper, 7. Rosana Gravena (a vice-prefeita e secretária de Saúde), 8. Patrícia Juliani (chefe de gabinete), 9. Luís Fernando Massari (secretário de Infraestura), 10. Roninha (vereador), 11. Luís Flávio (vereador), 12. Drudi (jogador de rúgbi), 13. Rogério Timóteo (vereador), 14. Fredy Cunha (diretor de Comunicação da Prefeitura), 15. Guilherme Mendicelli (presidente da Fundação Cultural) 16. Paulinho do Esporte (vereador), 17. Sônia Patas da Amizade (vereadora), 18. Valmir do Parque Meia Lua (vereador). 60. Paulinho dos Condutores.

Mais abaixo, 19. Trompetista José Maria de Abreu, 20. Maria Thereza Ferreira Cyrino (secretária de Educação), 21. Cantor Tuia Lencioni, 22. Moyra Braga Fernandes (procuradora-geral), 23. Abner de Madureira (vereador), 24. Hernani Barreto (vereador), 25. Juliana da Fênix (secretária de Assistência Social), 26. Cláudio Tosetto (secretário de Finanças), 27. Emídio Marques de Mesquita (ex-árbitro), 28. Edgard Sassaki (vereador).

Depois, 29. Edinho Guedes (secretário de Mobilidade Urbana), 30. Gutão (jogador de rúgbi), 31. Dorival Leal Moreira (secretário de Esportes e Recreação).

Abaixo, 32. e 33. Dupla sertaneja Alvarenga e Ranchinho, 34. Alemão da Oktoberfest (afinal, Jacareí é a terra da fabricação de cervejas), 35.Claude Mary de Moura (secretária de Meio Ambiente), 36. Matheus Daniel (jogador de rúgbi), 37. Bruno Alves (jogador de futebol), 38. Bruno de Moraes Castro (secretário de Administração e RH), 39. Dudi (vereador).

Em seguida, 40. Cantor Roger (o pai dele é de Jacareí e o artista passou a infância na cidade) e 41. 42. e 43. Os outros integrantes do grupo Ultraje a Rigor, 44. O rei de Portugal Afonso 6º (rei de Portugal que entregou a Antonio Afonso uma sesmaria com a incumbência de colonizar a terra e pagar os impostos), 45. e 46. Os dois personagens do brasão do município, 47. Izaias Santana (prefeito de Jacareí), 48. Alfredo Schurig (ex-presidente do Corinthians, que morou em Jacareí e construiu o estádio da Fazendinha), 49. Maria Amélia (vereadora), 50. Antônio Lemes, o ‘Tó’ (jogador de bocha paralímpica), 51. Rodrigo Salomon (vereador), 52. a atriz Sofia Abraão (que morou na cidade) e 53. Cantor Dany. Abaixo de Sofia, 54. Manu Ramos (bicicross).

Abaixo, à esquerda, o 55. Mosqueteiro, mascote do Corinthians (criado na época do presidente Alfredo Schurig), 56. Joaquim Lopes Chaves (filho do Barão de Santa Branca), 57. Escudo do Jacareí Rugby, 58. Mascote do Jacareí Atlético Clube. No pé, 59. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, santa padroeira da cidade. 60. À esquerda, Zumbi dos Palmares, uma referência aos tempos da escravidão, que também fizeram parte da história da cidade.

Comentários

Comentários