Ideias

SIGAMOSDE MÃOSPENSAS

Por Marcos MeirellesJornalista | 13/04/2018 | Tempo de leitura: 2 min

 A Máquina do Mundo é considerada por muitos o maior poema brasileiro. Drummond reinventou Camões e uma das passagens mais memoráveis dos Lusíadas, quando Vasco da Gama, retornando da Índia, alcança a glória do acesso ao poder do conhecimento. Drummond deixa de lado a epopeia e leva a máquina do mundo para as estradas pedregosas de Minas. Seu leitmotiv é o ordenamento da existência sob o prisma do ceticismo. E seus versos finais entregam um poeta ensimesmado, com pouca esperança em dias melhores e quase nenhuma fé na humanidade.

"A treva mais estrita já pousara sobre a estrada de Minas, pedregosa, e a máquina do mundo, repelida, se foi miudamente recompondo, enquanto eu, avaliando o que perdera, seguia vagaroso, de mãos pensas."

A máquina do mundo é cruel. Ela remonta ao mito de Sisifo e ao castigo imposto ao filho rebelde de um rei pelos pelos deuses gregos -enviado ao Hades e condenado a rolar uma pedra de mármore com suas mãos até o cume da montanha e voltar a exercer a mesma tarefa toda vez que a pedra caia abismo abaixo. A celebração do absurdo será a quintessência da humanidade? Foi assim que Camus enxergou a existência em dos seus ensaios mais pessimistas. A filosofia da natureza, inspirada nos gregos Epicuro e Demócrito e no romano Lucrécio, sustenta que a necessidade se confundiu com o ser e que é preciso resgatar o acaso constituinte. Neste contexto, o trágico do não-ser opõe-se à tristeza do ser. "É preciso partir e viver, ou ficar ou morrer", diz Romeu a Julieta. Viver é perigoso, especialmente se nãos nos prendemos ao medo da fúria dos deuses, às convenções impostas pelas necessidades dos homens e à mesmice torta e calhorda da manada. Da filosofia para história, não são poucos os momentos em que a lógica da manada triunfa. A cada época e diferentes espaços, a necessidade dos homens, irmanados em dogmas, naturaliza e legitima celebrações do absurdo. Se a manada continuar se impondo, as circunstâncias podem se tornar ainda piores. Mas a história, não aquela inspirada nos deuses, não se curva às circunstâncias..

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.