Uma situação muito usual que vejo em projetos, principalmente em apartamentos, é em como precisamos fazer quase que mágica para colocar tudo o que o cliente quer em um espaço não tão grande assim. Confesso que algo que adoro fazer é tentar solucionar ambientes pequenos de forma que atenda bem o que a pessoa precisa.
Pensando nisso, decidi escrever para essa semana algumas dicas e truques para você economizar espaço de forma inteligente e que ainda assim fique esteticamente bonito, vamos lá?
Sofá em L
A sua sala de estar é pequena? Bom, então não temos outra alternativa senão economizar espaço. Aproveite ao máximo o pouco espaço que você tem optando por um sofá de canto, ou o sofá em L. Esse tipo de sofá, oferece um amplo espaço para o ambiente, mas também pode servir como uma divisória, separando o espaço de forma leve, sem muita barreira visual.
Uma dica muito legal também é evitar os sofás que todo o assento é tocado ao chão, em vez disso, escolha um design com pernas altas e estreitas - quanto mais piso você puder ver por baixo, mais espaçosa será a sensação da sala.
Crie a ilusão de espaço
Um dos truques mais fáceis para adicionar espaço a uma sala é introduzir espelhos. Obviamente, não cria espaço, apenas a ilusão dele. Adicionar uma superfície reflexiva à parede funcionará como uma janela em uma sala, dando uma sensação mais espaçosa enquanto reflete a luz ao redor.
Tente usar um espelho grande para cobrir uma parede inteira ou um aglomerado de pequenos espelhos que acabam funcionando como arte na parede. Uma opção interessante é um móvel com as portas totalmente espelhadas, você armazena, mas também amplia o espaço.
Linhas verticais
Use linhas verticais na decoração e mobiliário, para direcionar o olhar para cima em um ambiente pequeno.
Tente usar uma prateleira de escada como uma forma de adicionar linhas verticais ao ambiente, essa solução também oferece uma maneira criativa e bonita de adicionar espaço de armazenamento. Você pode usar a escada para armazenar livros e plantas, fica funcional e decora o seu espaço. Isso dará a ilusão de amplitude.
Uma estante alta também funcionará para adicionar linhas verticais ao ambiente, aliás qualquer mobiliário mais alongado vai causar esse efeito no espaço.
Prateleiras na parede
Tirar o máximo possível de móveis do chão dá a ilusão de um cômodo maior. As prateleiras de parede são ideais para isso, pois podem ser usadas para exibir e armazenar uma variedade de itens, como livros, fotos e plantas, o que você precisar. Se manter organizado também vai contribuir para a sensação de amplitude do espaço.
Um design compacto de prateleira lhe dará a oportunidade de decorar sem ocupar muito espaço. As prateleiras de parede se transformam em áreas de armazenamento funcionais e, se as próprias prateleiras forem atraentes e suas áreas de exibição forem bem decoradas, elas podem se tornar peças de arte por si só.
E o mais legal é poder brincar com diversas tipologias e estilos de prateleiras que temos hoje no mercado, são infinitas as possibilidades, além de economizar espaço e decorar seu ambiente.
O espaço da escada que ninguém usa
O espaço embaixo da escada é perfeito para armazenamento. Você pode transformar, facilmente, o ambiente vazio em um espaço organizado, usando de forma variada, com cestos ou nichos, aqui também a gente pode brincar com o espaço de diversas formas e ser muito criativo.
Montando um armário, um canto para os sapatos ou até uma estante para livros, aqui é a sua necessidade que manda. Sério, não perca esse espaço valioso da sua casa caso você tenha.