Júlia Mari

Ano Novo, Casa Nova

Por Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté | 10/12/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Escolha um tema!
Escolha um tema!

E já chegou dezembro! Vocês também não estão vendo o tempo passar? Estamos novamente no final do ano e nada melhor que começar um novo ciclo colocando em prática aquelas pendências que temos em casa, né? Ou apenas redecorar e começar 2022 com a energia renovada.

Bom, pensando nisso eu separei algumas dicas para você dar aquela repaginada em casa e começar o ano com o seu cantinho tendo um design coerente e harmonioso. Espero que gostem...

Escolha um tema

Uma maneira fácil de unificar o design da sua casa é ter um tema comum. É moderno ou tradicional? Minimalista ou industrial? Você gosta de se sentir próximo a natureza? Gosta de decoração vintage?

Esta sala captura perfeitamente uma atmosfera retrô, o uso de diversas cores e ausência de tons neutros cria um ambiente alegre e vibrante e mesmo assim não perde o conforto que uma sala deve ter. Escolha um visual que você se identifique e repita de forma sutil, elementos do estilo em todos os cômodos da sua casa. Se você não tem certeza de qual estilo combina com você, converse com um profissional da área que possa te ajudar a definir.

Combine materiais

Ao comprar móveis e acessórios, considere o material dos itens que você está comprando. Use materiais semelhantes em cada ambiente - vime, vidro ou madeira, por exemplo - para unir os espaços. Varie as texturas e acabamentos desses itens para que o efeito seja sutil em vez de excessivamente forçado.

Um exemplo é utilizar cestos de palha trançada para armazenamento nos quartos. As cestas além de compor a decoração do espaço, ajudam na organização em qualquer ambiente e você pode repetir a textura de outras maneiras - como móveis e tapetes de vime ou uma decoração composta por fibras, por exemplo. Não vai ficar repetitivo e você unifica o estilo da casa. Vai por mim, não tem erro.

Escolha uma cor para chamar de sua

Por quais cores você é atraído? Encontre uma cor que você realmente ame! Há um tempo eu falei sobre como criar a paleta de cores para a sua casa com várias dicas bem legais, que talvez te ajude a incorporar as suas cores no design de cada ambiente. Misture tons claros e escuros e mude a quantidade de cor em cada cômodo também.

Pense além de apenas pintar as paredes – uma explosão de cores pode assumir a forma de cortinas, tapetes, gravuras artísticas, almofadas de destaque ou até mesmo a cor de suas toalhas de banho. A cor laranja fornece acentos brilhantes em um quarto neutro, mas pode ser usada em tons mais sutis em outros ambientes por exemplo.

A arte pode transformar seu espaço

A convivência diária com os elementos artísticos aumenta a nossa qualidade de vida, sabia? As cores, os gestos, os movimentos e texturas que as obras de artes transmitem auxiliam no prazer e bem estar, e uma peça pode mudar radicalmente um ambiente. Além de você poder ter um espaço de contemplação ou até mesmo uma galeria de arte dentro da sua própria sala, eu te garanto, a inclusão de arte dentro de casa pode mudar a forma como você vive.

Decore seu teto

Ao projetar um espaço, a gente tende a prestar atenção nas paredes e pisos e isso é um pouco óbvio, mas e se dermos uma atenção especial para o teto? Adicionar papel de parede, uma arte ou uma cor de tinta que destaca no ambiente pode dar vida ao teto, além de ser possível compor com o ambiente como um todo. Transforme o teto do seu ambiente em uma folha em branco cheia de possibilidades para criar.

Acredito que depois dessas dicas você já pode ter uma ideia de como dar aquela repaginada nos espaços para começar o ano com tudo, né?

Quer saber mais? Vem conversar comigo no meu instagram @juliamarinl, tenho certeza que podemos transformar sua casa para você começar um novo ano cheio de novas possibilidades.

Espero que tenham gostado! Vejo vocês na semana que vem. Até maaais!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.