Fran Galvão

Craftcore: a tendência do artesanal

Por Fran Galvão, consultora de imagem e estilo | 06/01/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Desfiles
Desfiles

Em 2020, o cantor Harry Styles usou um cardigan que mobilizou as atenções e fez com que o tricô da vovó viralizasse, com a expectativa da reprodução da peça. Já em 2021, assistimos o atleta britânico Tom Daley tricotando entre uma prova e outra durante as olimpíadas. Resultado: um movimento chamado de Craftcore tomou um tamanho significativo no mundo da moda, destacando as peças de crochê, tricô e até estampas que simulam trabalhos artesanais, como o patchwork.

Confesso que no início me pareceu mais uma onda dos meses isolados dentro de casa que estavam sendo refletidos - e continuarão por muito tempo ainda - seja em nossa maneira de se comportar, de comprar ou se vestir. Cheguei a torcer o nariz, mas não é que cai em tentação e na última semana usei, abusei das peças e gostei.

A tendência traz à tona o feito a mão, o faça você mesma e ainda caminha lado a lado com o reuso de materiais já existentes. De bônus para nós brasileiras, vale lembrar que esse sempre foi um diferencial em nossos designers e marcas e, também claro, daquela vovó ou tia mais prendada que, mais do que nunca, vale virar a predileta delas.

Réveillon

Quem acompanhou as festas de réveillon através do Instagram, já entendeu do que se trata essa tendência: chuva de vestidos, saias, tops em crochê, tricô e presença absoluta do artesanato através de bordados, aplicações, tramas e muito mais.

Com isso muitas podem pensar “ok, afinal, muita gente nas praias e esses tipos de peças vão muito bem com o pé na areia”, mas a ideia é que a tendência suba a serra e invada nossos guarda-roupas por todo o ano.

Para isso existe uma técnica na Consultoria de Imagem que dependendo do interesse e da intenção, trabalhamos a harmonia e/ou o contraste entre as peças que usamos, ou seja, as peças em Craftcore em um pré-julgamento traz um mood mais natural, praiano, meio férias e descontraído, mas experimente usá-las com peças em alfaiataria, linho, jeans e ganhe um estilo moderno e cosmopolita. Os fios, tramas e tecidos utilizados nos trabalhos também têm atuado como fator de diferenciação e construído looks bastante interessantes.

 A verdade é que essa tendência artesanal pode ser vista em diversas formas e pronta para agradar a todas nós, do look completo aos acessórios como bolsa e sapatos. Basta um novo olhar para inclui-la no seu estilo!!

                 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.