Quem acompanha esta coluna já percebeu que um termo que tem surgido constantemente no mundo da moda é a alfaiataria fresh, no sentido de uma alfaiataria mais leve em presença e imagem e não sobre tecidos.
Foi-se o tempo em que as peças de alfaiataria exerciam um papel exclusivo em ambientes de trabalho ou em looks mais sóbrios e sérios. Lógico que elas continuam como fortes aliadas do dress code profissional mais formal, porém, a relação dela com o nosso dia a dia cresceu muito e, atualmente, vemos as peças de forma mais versátil, moderna e até mais descolada.
Claro que isso se deve a uma habilidade que considero uma das mais importantes quando o assunto é moda, a capacidade de tirarmos as peças do lugar-comum. Se conseguirmos olhar para elas e nos desafiar a ir além, a multiplicar nossos looks com isso.
Difícil não é, mas exige treino!!
Sei que é complicado desvincular a imagem de uma peça mais séria e formal, e relacioná-la com elementos mais casuais e modernos. Isso também acontece com aquela peça linda que você viu na sua loja predileta e não levou porque só enxerga uma única forma de usá-la. É preciso se desafiar!
Trazendo essa ideia para a alfaiataria uma forma casual e estilosa de usa-la será com peças mais despojadas como uma t-shirt ao invés de uma camisa ou blusa mais estruturada, um tênis substituindo o tradicional scarpin, ou aquele blazer super sóbrio com short jeans.
Gosto também de fugir do clássico conjunto, misturando a calça e o blazer considerando estampas e cores diferentes.
Deixe de lado os clássicos acessórios, os complementos perfeitos serão os detalhes inusitados como bolsas de matérias diferentes como palha ou crochê, colares e brincos modernos e coloridos, um lenço feito como cinto e quem sabe aproveitando que estamos iniciando na estação das sobreposições, ousar neste quesito.
A tendência já está presente há algum tempo, ganhando espaço no street style, pois carrega consigo o desejo de aliar sofisticação e leveza. Ou seja, não temos mais desculpas para deixar nossas peças “com carinha de escritório formal” paradas no guarda-roupa ou só criar looks sem graça com elas! Estamos combinadas?