Muitas pessoas, ainda mais com o advento das redes sociais, tendem a se comparar com os outros. Ou seja, é a história da grama do vizinho, principalmente nas redes sociais, sempre ser mais verde. Mas, precisa ser sempre assim?
O psicólogo Tiago Vilela, de São José dos Campos, ressalta que entre os diversos processos psicológicos naturais de nosso sistema emocional, estão os mecanismos de defesa, que são como que pensamentos que fluem na nossa mente para tentar manter o equilíbrio e a harmonia dos níveis de ansiedade.
“Quando nos comparamos com alguém, temos a tendência de destacar aquilo que o outro tem a mais ou então de diferente e isso pode dar a falsa sensação de podemos ser rejeitados ou ter diminuído nosso status social, que tem a ver com o valor que as pessoas dão à nossa presença”, afirmou a OVALE.
“O que acontece é que olhamos para aquilo que aparentemente faz com que outro pareça estar mais feliz e mais realizado do que a gente e isso gera a frustração porque a impressão que dá é que o outro merece mais, o outro é mais importante”, disse.
Segundo ele, há possibilidade de que as redes sociais tenham potencializado esse sentimento. “As redes sociais possibilitaram a exposição em massa e intensificada das nossas vidas, da nossa rotina. Assim as pessoas expõem o seu sucesso, a sua realização, as suas conquistas e isso pode causar, na pessoa que está vendo, a sensação de inferioridade, fracasso ou humilhação, que darão origem à inveja. Costumo dizer que a vida na internet é uma mentira aumentada porque além de não retratar fielmente a realidade das pessoas, aumenta e distorce aquilo que está sendo postado”, disse.
Para Tiago, existem maneiras de evitar isso. “Primeiro, não se compare ao outro. Cada um tem uma história diferente, uma jornada diferente, com diferentes oportunidades financeiras, culturais, sociais. Segundo, preste atenção nos seus sentimentos. Se frente à essa exposição do sucesso do outro você se sente humilhado, inferior, cuidado com a inveja porque facilmente qualquer pessoa pode cair na sua armadilha. Então identifique qual o sentimento que você tem diante dessa situação. Terceiro: trabalhe esse sentimento de inferioridade ou inveja, utilize-o ao seu favor para identificar quais são as suas fraquezas e as possibilidades de melhoria que você tem”, finaliza.
Psicólogo diz que inveja demonstra sentimento de vazio e ausência de si próprio
O psicólogo Rafael Ribeiro, de São José dos Campos, entende que a ideia de que a ‘grama do vizinho é mais verde’, demonstra um sentimento de vazio e ausência de si próprio. Para o especialista, as redes sociais, de fato, potencializem esse sentimento. “Isso com toda a certeza e de maneira muito artificial. E pior, são construções artificiais que não refletem a realidade”, afirmou. O psicólogo disse que é possível trabalhar isso para melhorar. “Cada um tem uma realidade distinta, experiências distintas e somos pessoas distintas. Querer ser ou ter algo que o outro tem ou é, é destruir toda sua individualidade e personalidade. Quando estou vazio e me falta eu mesmo, em vez de buscar no outro esse preenchimento, devo buscar a mim”, disse.