Sou uma consumidora assídua do LinkedIn. Inclusive fica aqui a minha primeira dica para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Além de se deparar com algumas vagas, você aprenderá muito com os conteúdos compartilhados por lá.
Dia desses, acompanhando mais um conteúdo no LinkedIn, na newslatter “A Vaga é sua”, puder saber como grandes empresas, que é o sonho de muitos profissionais em trabalhar, procuram seus colaboradores. O que será que eles analisam durante um processo seletivo?
A maioria das Top Companies citadas no conteúdo compartilhado disseram frequentemente que a empatia, a abertura a opiniões contrárias e o apreço pela diversidade de ideias estão entre características mais valorizadas em um candidato.
O Itaú, maior banco privado do país, disse que saber trabalhar de forma colaborativa é uma das competências comportamentais mais desejadas em um candidato de qualquer área. As chamadas "soft skills", aliás, já têm mais peso para o Itaú do que as habilidades puramente técnicas ou diplomas.
Para quem sonha com uma vaga no Itaú, que tem mais de 88 mil funcionários no Brasil, é preciso investir em inteligência emocional, capacidade de relacionamento e empatia — além de, claro, conhecimento aprofundado sobre o banco e o setor financeiro como um todo.
A BASF foi outra que apareceu, ela destacou a importância do apetite pela inovação e do olhar apurado para a sustentabilidade. Nos últimos anos, e com mais força em 2020, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) entrou no foco de investidores e passou a balizar decisivamente os negócios globais. Por isso, conhecer boas práticas sociais, ambientais e de governança deixou de ser uma alternativa e virou obrigação para profissionais de qualquer setor de atuação.
A sensibilidade às questões ambientais e a capacidade de enxergar rumos mais sustentáveis para as relações de produção e consumo também são citadas como características essenciais em um profissional pelo Bradesco, que hoje tem mais de 89,5 mil funcionários.
Para os gestores de pessoas da SAP, a capacidade de "abraçar as diferenças" é uma característica comportamental básica, e não só um diferencial.
A valorização da diversidade e da pluralidade humana entrou de vez na pauta estratégica das empresas — o que obviamente vai muito além do RH.
*Fonte: artigo “Como conseguir uma vaga (e crescer) nas LinkedIn Top Companies 2021? por Cláudia Gasparini