Literatura

Escritora de Caraguá, Liv Soban estreia livro entre os mais vendidos do 'PublishNews'

Por Patrick C. Santos |
| Tempo de leitura: 4 min
Liv Soban, autora de
Liv Soban, autora de "O Encantador de pessoas " e "Sociedade na nuvem"

O romance autobiográfico da jornalista e escritora caiçara Liv Soban, "O Encantador de pessoas", acaba de estrear na lista dos livros mais vendidos do site 'PublishNews'. A obra alcançou a 15ª posição na categoria não-ficção, em meio a nomes já bem conhecidas como Gabriela Prioli e Djamila Ribeiro.

Em uma história de amor, generosidade e cumplicidade entre um pai e uma filha, a história de Liv Soban promete subir da serra de Caraguatatuba, no Litoral Norte, para encantar o mundo. A emotiva narrativa conta a história da autora com seu pai, como foi sua criação e tão próxima relação com ele. "Eu perdi ele há 4 anos, e foi essa perda, esse luto, que me fez "sair do armário" quanto escritora. Eu sempre quis ser, mas nunca tive coragem", pontuou Liv, em entrevista à OVALE. Em contrapartida com a justificável impotência e dificuldade de seguir em frente perante a perda de um ente querido, Liv diz que "quando alguém que é sua base morre, a morte se demonstra uma dor física além de psicológica, um buraco surge embaixo de você, você sempre acha que vai cair. Meu pai sempre me ensinou a não desistir, ele queria que eu fosse a melhor versão dele".

Quando questionada sobre a mais pura e intrínseca alma de seu livro, a escritora o definiu como um livro sobre afeto, sobre amor e sobre como viver a vida com gana e sem medo, aprendendo a enfrentar a morte. "Quando a gente vive a vida, a morte se torna mais leve. Ela ainda é destrutiva, mas a partir da vida você consegue aceitá-la melhor (...) A vida, querendo ou não, te obriga a continuar", pontuou a autora.

Além disso, Liv, durante entrevista, fez questão de ressaltar como o tempo está longe de ser um remédio para tudo, afirmando que o importante, de fato, é encarar a situação - seja ela de perda ou de qualquer outro embaraço da vida - e aprender com cada processo. "Eu não vou deixar de chorar, não vou deixar de sentir falta", finalizou.

"O Encantador de pessoas", lançado pela Editora Labrador, é o primeiro livro escrito pela caiçara, mas o segundo publicado. O primeiro livro comercializado, chamado "Sociedade na Nuvem", foi baseado na tese de mestrado da autora e fala sobre a teoria da virtualidade, ajudando pessoas e empresas a se comunicarem melhor.

SOBRE A AUTORA.

Mestre em Comunicação e Marketing pela UCA (University for Creative Arts) e proprietária da 'Agência Liv 360º'. Herdado do pai, o arquiteto Eduardo Heitor Soban, Liv segue o lema que seu pai carregou consigo até a sua partida: "a vida é para ser experimentada".

Crescida em uma família repleta de leitores veementes, Liv Soban sempre esteve, ao longo de sua vida, em um contato muito próximo com os livros, em sua casa, a leitura era vista mais como uma basal obrigação, porém, uma "obrigação deliciosa", como ela pontua. Crescendo com a vontade camuflada de ser escritora, o gatilho para aflorar isso nela foi a perda de seu pai, Eduardo, para um câncer. Lidando com a situação colocando seus sentimentos em palavras, a caiçara diz que nunca imaginou que seu registro de memórias ganharia tanto palco assim, mas esperava que seu relato poderia ajudar os outros a também lidarem com suas perdas, ela disse que "a gente fica sempre muito inseguro, eu pensei em não publicar o livro um milhão de vezes por isso. Mas depois de muita ajuda no meu caminho, eu percebi que precisava publicar para também ajudar outras pessoas a passarem por esse processo, que não é um processo fácil".

Com o lançamento da obra e, agora, com ela entre as mais vendidas no pódio da PublishNews, a autora comemora sua conquista: "Eu não 'tô' nem acreditando que isso aconteceu ainda, para mim foi uma super surpresa".

PROJETOS FUTUROS.

Com muita vontade de crescer profissionalmente, Liv deixou algumas informações para nós, d'OVALE, sobre alguns projetos futuros. Para os próximos tempos, podemos esperar que "O Encantador de pessoas" seja traduzido para a língua inglesa, abrindo portas para a autora no cenário internacional e, quem sabe, até veremos a obra nos cinemas, "vamos ver como as coisas andam, né? Nunca se sabe", brincou a autora.

Ademais, Liv disse que já está trabalhando em mais dois livros: um romance sobre as relações interpessoais no período pandêmico e um destinado para o público infantil. Sobre o romance, a escritora confirmou que já desenvolveu várias personagens e está orquestrando o desenrolar da história baseado nas dificuldades de viver um período histórico, onde temos que superar a fobia social que cresceu em todas as comunidades do planeta. Sobre o infantil, nada foi muito divulgado, mas podemos contar que será uma obra ilustrada voltada à educação sociocultural das crianças.

ONDE ADQUIRIR.

"O Encantador de pessoas" pode ser encontrado para compra em diversas livrarias do RMVale, em especial, a livraria parceira de Liv Soban em Caraguá, sua cidade natal, a Livraria Mar das Letras (Dentro do Caraguá Praia Shopping, Av. Dr. Arthur da Costa Filho, número 937, no Centro). Além do mais, também é possível comprar o livro pela internet em sites como a Amazon ou Magazine Luiza.

Comentários

Comentários