bomapetite

São Francisco recebe o festival gastronômico Viva Manthiqueira

Evento tem nomes nacionais, como o chef Rodrigo Oliveira do restaurante Mocotó, e show de Tuia Lencioni e Ana VilelaFestival que acontece no distrito de São José dos Campos vai contar várias atrações, como uma feira de comidinhas e produtores, aulas-show de culinária e rodas de conversa sobre turismo gastronômico

24/08/2019 | Tempo de leitura: 3 min

Garimpar ingredientes e restaurantes na Serra da Mantiqueira é um exercício que garante, sempre, boas surpresas. Não é diferente em São Francisco Xavier. E é justamente com o objetivo de promover o turismo gastronômico no distrito e valorizar os ingredientes e produtores locais que nasce o VIVA Mantiqueira.

O festival gastronômico acontece entre 7 e 8 de setembro. Durante o fim de semana, o distrito de São José dos Campos será palco de uma série de atividades abertas ao público e gratuitas. A programação acontece na Praça Cônego Manzi e inclui feira de comidinhas e de produtos locais, aulas-show de gastronomia e bate-papo com convidados.

No sábado, o chef André Aquino, ex-Bake Off Brasil (SBT) e idealizador do Cozinha pra Machos, prepara uma receita utilizado os ingredientes de produtores de São Francisco. Já no domingo, o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó (São Paulo), é quem põe a mão na massa e cria um prato com os insumos produzidos na Serra da Mantiqueira.

Além de colocar o produtor rural e o trabalho dele em evidência, outra proposta do VIVA Mantiqueira é promover o debate e a conscientização sobre a valorização da cultura, dos saberes e fazeres relacionados à culinária regional.

PROGRAMAÇÃO.

Por isso, no sábado, Beatriz Carvalho comanda a roda de conversa "A influência do turismo gastronômico na cultura local". A convidada é geógrafa, educadora ambiental, mestre em planejamento urbano e regional, além de idealizadora do projeto "Mato no Prato", que tem como objetivo popularizar a agrobiodiversidade brasileira.

"Nesse bate-papo vou receber uma nutricionista que é dona de uma pousada em São Francisco e dois produtores da cidade. Vamos falar sobre como as tendências e modismos gastronômicos influenciam a cultura alimentar da população do distrito", comenta Beatriz.

No domingo, é a vez do chef Vitor Pompeu falar sobre a "Gastronomia da Mantiqueira, Raiz e Autenticidade". Vitor é chef de cozinha dos restaurantes Sauá e da Pousada Bicho do Mato (Gonçalves-MG), além de sócio do restaurante Moringa Mantiqueira (Campos do Jordão-SP) e tem mais de 17 anos de experiência no meio gastronômico. Entre os trabalhos mais recentes de fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados à cultura caipira da região estão os projetos "Saberes da Mantiqueira", que tem apoio do Senac Campos do Jordão, e o Moeté - Território Gastronômico, que apoia o trabalho de produtores artesanais."Vou propor reflexões sobre a formação histórica da região, olhando para os traços culturais relacionados à alimentação e à cultura caipira e para os elementos que foram essenciais à adaptação das comunidades à região da Mantiqueira. Necessidades específicas relacionadas ao clima e ao solo, por exemplo. Também vamos falar de ingredientes que são frutos dessa adaptação".

MÚSICA.

Para celebrar a gastronomia e os produtores locais, o VIVA Mantiqueira recebe no sábado, às 19h, o show de Tuia Lencioni e Ana Vilela, que ganhou destaque nacional com a música "Trem-Bala". Os cantores regravaram "Linda Juventude", de Flávio Venturini, para o disco "Pop no Campo vol.1", recém-lançado por Tuia. Desde então, a dupla tem rodado o Brasil com a turnê que está fazendo sucesso e inclui ainda versões de clássicos como "Espanhola", de Sá e Guarabyra..

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.