Feijoada? Tem! Pulled Pork? Também! Quer começar seu almoço com uma bruscheta? Também tem! A quarta edição da Feijoada Apimentada, que acontece no dia 2 de novembro na Mansão Eventos, em São José dos Campos, abre uma nova fase do evento que, a partir deste ano, aposta alto na gastronomia associada ao entretenimento.
"Percebemos que havia um nicho de mercado e que poderíamos investir mais na gastronomia aliada à música eletrônica. A feijoada já é tradicional e pensamos em fazer algo maior. Agora, o foco está num evento gastronômico com a participação de restaurantes. A ideia é criar uma espécie de feira de comidinhas", conta Fredy Ribeiro, da Agência F3.
A seleção dos parceiros foi criteriosa. Fredy conta que a primeira ideia era oferecer alguma opção de prato associado a churrasco e lanche, aí surgiu a ideia de convidar a chef Nathalia Pirino, que comanda o Calle 54.
Na estação do Calle, Nathalia vai servir o Pulled Pork. A carne suína é defumada em um equipamento especial, desfiada e depois misturada a um molho barbecue produzido pela própria chef. Tudo servido num minipão.
"Pela proximidade que tenho com o Marcelo Moraes, também apostamos na marca Amicci Anchieta que vai estar numa estação só de bruschetas. Sou cliente do Amicci e confio na qualidade também da casa", conta Fredy.
Outras marcas que estarão presentes são a Cacauholic (conhecida por seus chocolates saudáveis) com cafés e degustação de panetones; além da Moah Açaí, com sobremesas e o lançamento do drinque de açaí com vodca.
"A ideia é que as pessoas que não são fãs de feijoada tenham outras opções saborosas. E nas próximas edições, a gente deve ampliar essa variedade ainda mais e abrir para outros restaurantes participarem", afirma Fredy.
O evento marcado para às 13h começa com som ambiente e foco na gastronomia. Depois, a partir do pôr do sol, a festa vira entretenimento com DJs e muita música eletrônica.
FEIJOADA.
Apesar da diversidade de opções que a quarta edição do evento propõe, a feijoada continua sendo o carro-chefe do evento e quem prepara o prato, que será servido num bufê montado dentro do salão da Mansão, é a chef Nathalia Pirino, do Calle 54.
Nathalia conta que a receita é de família e começa a ser preparada um dia antes. Um dos segredos para um tempero diferenciado é o uso de cachaça. Já as carnes usadas serão "as mais tradicionais", segundo a chef.
"Vai ter bacon, calabresa, carne seca, lombo e costelinha. Não vamos incluir orelha e outras partes com mais colágeno porque elas acabam deixando o prato mais gorduroso e pesado. Além disso, a carne tem uma qualidade diferenciada, de porco da raça duroc", conta.
Entre os acompanhamentos, arroz, couve, farofa na manteiga, vinagrete e linguicinha toscana..