
A atriz Zilda Cardoso, que interpretava a personagem Dona Catifunda, morreu na manhã desta sexta-feira (20). Ela foi encontrada em seu apartamento no centro de São Paulo.
Zilda faleceu aos 83 anos. A atriz ficou conhecida por sua personagem "Catifunda" na Escolinha do Professor Raimundo – a aluna levava um charuto na mão e saudava os colegas com a expressão “Saravá!”.
Estreou no programa "O Riso é o Limite", da TV Rio e TV Record, logo chamando atenção por sua veia cômica. Ganhou no mesmo ano um programa na TV Paulista, Zilda 23 Polegadas. A partir daí torna-se humorista. Sua personagem mais famosa foi Catifunda, que ela interpretou em vários programas.
Manuel de Nóbrega, o grande criador de programas humorísticos, gostou de Zilda e ela começou, em 1964, a participar do "A Praça da Alegria". Lançou seu personagem mais conhecido, Catifunda, a mendiga debochada, que fumava charuto.
Além disso, Zilda participou de vários filmes. Fez em 1963 O Lamparina, em 1964 Meu Japão Brasileiro, em 1969 Golias Contra o Homem das Bolinhas e em 1970 Se Meu Dólar Falasse.