BAIXA ADESÃO

Greve tem adesão de 200 trabalhadores, diz Urbam

Por Luyse Camargo | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
OVALE/Cedido por colaborador
Trabalhadores em greve
Trabalhadores em greve

Em reforço às reivindicações e em reafirmação ao movimento de greve, trabalhadores da Urbam (Urbanizadora Municipal), liderados pelo SEAAC (Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio), reuniram-se em frente à empresa no início da manhã desta quinta-feira (11), exibindo cartazes de protesto.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A greve, suspensa por ordem judicial em abril de 2026, foi retomada na noite da última terça-feira (10), após uma segunda audiência de mediação terminar sem acordo entre as partes.

Por meio de nota, a Urbam afirma que o movimento conta com adesão reduzida, envolvendo cerca de 200 colaboradores de um total de mais de quatro mil funcionários. “Esses números evidenciam que a atual condução do sindicato não representa o sentimento nem os interesses da ampla maioria dos colaboradores, que optaram por manter suas atividades regulares em respeito à cidade e à empresa”, diz a urbanizadora.

A nota também destaca que a empresa buscou o diálogo e apresentou “uma proposta de reajuste salarial e aumento do vale-refeição que contemplava as reivindicações feitas pelo próprio sindicato”. Diante da recusa da entidade em aceitar os termos que, conforme a Urbam, atendiam às suas próprias demandas, o dissídio coletivo seguirá seu curso regular para julgamento no Tribunal.

Procurado para comentar a adesão à paralisação, o SEAAC ainda não se manifestou. O espaço segue aberto para posicionamento.

Comentários

1 Comentários

  • Gustavo 15/06/2026
    A "baixa adesão" que a empresa e prefeitura insiste em divulgar tem muito a ver com a determinação do proprio tribunal de justiça do trabalho que determinou que 70% dos funcionários continuassem no trabalho. Muitos funcinários são "100% em seu posto de trabalho" pois não há substitutos para os mesmos....