A 11ª Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos) acontece de 19 a 21 de setembro, no Parque Vicentina Aranha, com a expectativa de atrair 50 mil pessoas. Com o tema “Eu sou porque nós somos”, inspirado na filosofia africana Ubuntu, o evento foca na interconexão humana e oferece uma programação diversificada que une literatura, música e arte.
O festival traz uma série de debates com nomes de peso, como os escritores Xico Sá, Cristhiano Aguiar, Noemi Jaffe, Calila das Mercês e a atriz Marisa Orth. A poesia também ganha vida na Alameda dos Poemas, com textos contemporâneos em bandeirões e leituras de poetas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Em sua 58ª edição, e integrada à Flim pelo terceiro ano consecutivo, a Semana Cassiano Ricardo também enriquece a programação. Ela contará com a presença do fotógrafo Ricardo Martins, da pioneira da imprensa paulista Regina Helena e da documentarista Iara Cardoso.
Para o presidente da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), Tom Freitas, a Flim vai muito além de um evento cultural, A festa atrai visitantes, movimenta a cadeia criativa local e fortalece as políticas públicas de cultura. "É um motor econômico e turístico para a cidade", afirmou.
A programação também terá atrações musicais. Na sexta-feira, dia 19, a banda Pequeno Cidadão anima o público infantil a partir das 15h. À noite, às 20h, o cantor Silverio Pereira fará um show em tributo a Belchior. O encerramento, no sábado, fica por conta da cantora Céu.
Para a organização, o evento é a celebração de um ideal em que a humanidade de cada pessoa está intrinsecamente ligada à humanidade de todos os outros.
O Parque Vicentina Aranha fica na rua Engenheiro Prudente Meireles e Morais, Vila Adyana, São José dos Campos. A entrada e todas as atrações são gratuitas e livres para todos os públicos.