AVIAÇÃO DE DEFESA

Embraer leva 3 Super Tucanos de Portugal para fábrica na Europa

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Embraer
Chegada em Portual do A-29 Super Tucano
Chegada em Portual do A-29 Super Tucano

A Embraer realizou o voo de translado dos primeiros A-29N Super Tucano para a OGMA, em Portugal. As três primeiras aeronaves, que pousaram no domingo (31) nas instalações de Alverca do Ribatejo, distrito de Lisboa, receberão os equipamentos necessários para operarem de acordo com os requisitos operacionais da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e de Portugal.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

As três aeronaves fazem parte de um contrato para a aquisição de 12 A-29N Super Tucano pela Força Aérea Portuguesa. O valor do negócio não foi divulgado. A Força Aérea Portuguesa é o cliente de lançamento da nova variante do A-29 para atender aos padrões da OTAN.

“A aquisição dos A-29N Super Tucano reforça a confiança da FAP nos produtos Embraer. Temos certeza de que estas aeronaves contribuíram ainda mais para a modernização da frota portuguesa e para uma cooperação mais ampla com a indústria local”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

As primeiras três aeronaves aterrissaram em Portugal apenas oito meses após a assinatura do contrato entre Portugal e a Embraer, “evidenciando o foco inigualável no cliente e na flexibilidade das entregas que a Embraer oferece”, disse a fabricante.

O Super Tucano é líder global em sua categoria com mais 600 mil horas de voo. Atualmente, 22 forças aéreas já selecionaram o Super Tucano e outras nações já mostraram seu interesse pela plataforma devido à combinação incomparável de capacidades, tornando-o a opção mais eficiente do mercado.

De acordo com a Embraer, para as forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, juntamente com grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, CAS, Patrulha Aérea, Interdição Aérea, Treinamento JTAC, IVR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.

“O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações”, disse a empresa de São José dos Campos.

“Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais”, informou a Embraer.

Comentários

Comentários