O número de motoristas multados por dirigir e usar o celular ao mesmo tempo aumentou 19% no Vale do Paraíba em 2025, segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
De acordo com o levantamento do órgão estadual, na região da Superintendência de São José dos Campos, de janeiro a julho de 2024, foram registradas 2.382 multas envolvendo o celular. Já no mesmo período de 2025, foram registradas 2.837, um crescimento de 19% na região do Vale (veja tabela abaixo).
Em média, 13 motoristas foram multados por dia na região usando o celular ao volante, infração que aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Segundo o Detran, o uso do celular ao volante é uma das infrações mais comuns entre os condutores do estado.
Das mais de 2,3 milhões de multas aplicadas pelo órgão em 2024, mais de 167 mil são de infrações cometidas pelo condutor ao manusear, segurar ou utilizar o telefone celular enquanto dirige.
O Detran informou que outros órgãos municipais e rodoviários também podem lavrar esse tipo de infração.
A respeito do uso do celular ao volante, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, existem três tipos de infrações relacionadas:
Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular - infração média, aplicada quando o motorista dirige falando ao celular.
Dirigir veículo segurando telefone celular - infração gravíssima, aplicada quando o condutor mantém o celular em uma das mãos ao mesmo tempo em que está conduzindo o veículo.
Dirigir veículo manuseando telefone celular - infração gravíssima, aplicada quando o motorista tecla no celular enquanto está na condução do veículo.
MULTAS NO VALE DO PARAÍBA
