A viagem que deveria ser de celebração terminou em tragédia para a família de Yago Luiz de Campos e Silva, de 25 anos, natural de Jacareí e morador de São José dos Campos. O jovem havia viajado para a Grécia para comemorar o aniversário, mas morreu no último fim de semana em Mykonos, uma das ilhas mais conhecidas do país europeu.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Segundo familiares, Yago tinha completado 25 anos poucos dias antes da viagem. A notícia da morte abalou amigos e parentes, que agora enfrentam um novo desafio: arcar com os altos custos para realizar o translado do corpo ao Brasil.
A família informou que buscou auxílio junto ao Itamaraty, mas até o momento não obteve retorno prático para viabilizar o traslado. Diante disso, criaram uma campanha de arrecadação online para custear as despesas.
“Estamos tentando pelo Itamaraty trazê-lo de volta, mas não estamos conseguindo. Por isso, criamos essa vaquinha para tentar trazer meu menino”, escreveu a irmã em uma publicação nas redes sociais.
Amigos também se mobilizaram para reforçar o apelo. Em outra mensagem divulgada, destacaram que além da dor da perda, a família enfrenta a dificuldade de arcar com os custos elevados do processo internacional:
“Além da perda repentina, eles enfrentam agora o enorme desafio de conseguir trazer o corpo de volta para o Brasil, para que possa ter sua despedida cercado de amor e perto de todos que o amavam.”
A vaquinha foi criada no site Vakinha.com.br e está aberta para doações. Os organizadores ressaltam que qualquer contribuição, “por menor que seja, fará enorme diferença” e pedem também que a campanha seja compartilhada para alcançar mais pessoas.