A Polícia Militar resgatou, na tarde desta quinta-feira (21), um cavalo em estado de abandono na Estrada das Pedrinhas, região do Horto Florestal, em Campos do Jordão. O tutor do animal, que apresentava sinais de maus-tratos, foi conduzido à delegacia e multado em R$ 6 mil.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Segundo o boletim de ocorrência, a ação teve início às 12h25, após denúncia recebida pelo Copom. Durante o patrulhamento, policiais da 3ª Companhia do 5º BPM/I localizaram um homem puxando o cavalo, de pelagem pampa castanho, que estava debilitado, com feridas nas patas traseiras, desnutrido e desidratado. O animal, com dificuldades para andar, foi levado a uma propriedade próxima, o Rancho Chapaval, até a chegada da equipe de zoonoses.
Uma médica veterinária confirmou a condição crítica do cavalo e atestou que ele não poderia ser montado, tampouco participar de cavalgadas, como pretendia o tutor.
O policiamento ambiental aplicou um Auto de Infração Ambiental de R$ 6 mil. O caso foi registrado na delegacia de plantão com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais. Após os trâmites legais, o homem foi liberado.
O cavalo permanecerá sob os cuidados da equipe de zoonoses até decisão judicial sobre seu destino.