“Era uma das melhores escolas do estado, lembro que era muito difícil de entrar”, declarou Rafael Morbeck, resumindo o sentimento de ex-alunos e ex-funcionários com o anúncio inesperado do fechamento do ensino médio do Colégio Etep, no Jardim Esplanada, em São José dos Campos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O ensino médio da unidade encerrou suas atividades nesta semana, pegando pais e estudantes de surpresa. A notícia foi divulgada em uma reunião virtual, convocada por e-mail, justamente no dia 4 de setembro — data marcada para o retorno das aulas presenciais.
Comunicação inesperada e reação imediata
Na reunião, uma professora que representava a direção confirmou o encerramento das atividades do ensino médio, sem esclarecer os motivos. Fundado na década de 1960, o Colégio Etep acumula décadas de história e uma comunidade de ex-alunos engajada, que rapidamente usou as redes sociais para manifestar tristeza e solidariedade.
“Um colégio que partilhou tanto sucesso poderia compartilhar suas dificuldades para que a sociedade e ex-alunos pudessem ajudar no encontro de soluções”, comentou Cida Silva.
Outros relatos emocionados marcaram a repercussão: “Muito triste, trabalhei lá de 1971 a 1978”, disse Sandra Carvalho. “Minha filha se formou lá”, lamentou Ana Dias. “Me formei em 1981, que triste”, acrescentou Vanderlei Massarioli.
Crise no ensino técnico e transferência de alunos
Marco Antonio Delfino destacou a crise que atinge o setor educacional: “Hoje, pelo avanço da tecnologia, muitos jovens não pensam em estudar. As escolas técnicas que não são órgãos governamentais dependem dessa formação para se manter.”
Segundo apurou a reportagem, o fechamento afeta somente o ensino médio. Os cursos técnicos e a faculdade vinculados ao Colégio Etep continuam normalmente.
Nesta quinta-feira (7), a secretaria da instituição deve disponibilizar, via grupo online, o documento oficial de transferência escolar para os pais, facilitando o ingresso dos alunos em outras instituições.