Após ser atingido por um carro da polícia em Dublin, na Irlanda, e amputar parte da perna direita, João Henrique Thomaz Ferreira passou por 18 cirurgias no período em que esteve internado no hospital, no país europeu.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
João Henrique é filho do prefeito e da primeira-dama de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD) e Sheila Thomaz, que viajou a Dublin assim que soube do acidente do filho e ficou ao lado dele durante toda a recuperação.
“[Quando cheguei] ele estava bem, estável, em coma induzido na UTI. É uma cirurgia muito grande. Foram nove especialidades que se reuniram para ver como é que ia ser feito isso, porque rasga muito os tecidos, é complicada a cauterização de tudo isso. Leva-se tempo. Ele fez 18 cirurgias ao longo do período que ele ficou lá. E cada uma foi corrigindo, botando dreno, bem complexo. Foram 55 dias até o fim dessa internação”, disse Sheila em participação no podcast Superação, novo quadro do OVALE Cast.
Segundo ela, os médicos irlandeses salvaram a vida do filho, mas o tratamento teria sido diferente se João fosse europeu. “Eles têm ótimas instalações físicas. Eles têm os melhores equipamentos, eles têm os melhores medicamentos. Tudo deles é de ponta, é de muita qualidade. Os profissionais, aí eu ouso dizer que os nossos aqui dão de 10 a 0”.
“Eu os achava muito inseguros nesse aspecto. Eles estavam fazendo o limite deles. Não é ruim. Mas, assim, você sente que podia ter sido feito muito mais. 18 cirurgias e agora que foi corrigida toda a parte óssea com a pele sintética que eles colocaram. Aqui no Brasil”, contou a mãe.
João passou por uma cirurgia reparadora no Hospital Municipal de São José dos Campos no último dia 6 de julho. A operação foi necessária para corrigir falhas na amputação feita na Irlanda. Ele agora se recupera na cidade, ao lado da família.
Em setembro, João e Sheila retornarão à Irlanda para acompanhar audiência do processo judicial do policial que atropelou João. O agente público pode ser preso caso seja condenado. OVALE acompanhará o julgamento, diretamente de Dublin.
Superação contou com apresentação do jornalista Tiago Bezerra. O podcast na íntegra está disponível no Youtube e no Spotfy, além do site e das redes sociais de OVALE.