Comerciantes e clientes de estabelecimentos da avenida Cassiano Ricardo, entre os bairros Jardim Alvorada e Jardim Aquárius, em São José dos Campos, têm convivido há pelo menos duas semanas com um vazamento de esgoto que escorre a céu aberto.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Na tarde desta segunda-feira (28), a situação se agravou. Uma grande quantidade de água com forte odor característico de esgoto começou a sair por uma tampa de ferro, provocando uma verdadeira enxurrada que se espalhou pela avenida. Lojas, farmácias e comércios de motocicletas foram diretamente afetados pela água contaminada e pelo mau cheiro.
Segundo comerciantes ouvidos pela reportagem, o problema não é recente. Em julho do ano passado, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já havia realizado obras no local. Nesta segunda-feira, era visível um afundamento do asfalto na região afetada.
“É um problema que persiste há mais de um ano. Em 2024, a situação já havia se agravado e foi necessária uma intervenção da Sabesp para desobstruir o esgoto. Nos últimos meses, percebemos que o problema estava voltando, principalmente com o afundamento do asfalto. Agora, nas últimas semanas, tudo piorou com esse grande vazamento”, relatou um comerciante.
A reportagem esteve no local e constatou o transtorno. “É desagradável uma situação dessas. A gente vem ao comércio e se depara com o esgoto escorrendo dessa forma”, lamentou Elza Dias, doméstica que havia acabado de sair de uma loja em frente ao ponto do vazamento.
O escoamento irregular de esgoto foi registrado em frente ao número 1.364 da Avenida Cassiano Ricardo, nas proximidades do supermercado Spani.
Procurada, a Sabesp informou que enviaria uma equipe ao local. Segundo comerciantes, um caminhão da companhia esteve na área no início da noite, mas o problema persistia até o fechamento desta reportagem.