
Azeite produzido em Santo Antônio do Pinhal, no Vale do Paraíba, foi eleito o melhor azeite médio frutado do mundo pela renomada publicação internacional Flos Olei 2025. O reconhecimento coloca a Serra da Mantiqueira em destaque na elite da produção mundial de azeites de alta qualidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O azeite Koroneiki, da marca Sabiá, elaborado sob comando do casal Bia Pereira e Bob Vieira da Costa, este último ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Fernando Henrique Cardoso, foi o único brasileiro entre os vencedores da edição 2025 do guia, coordenado pelo crítico internacional Marco Oreggia.
“Para quem vive esse mundo dos azeites, ser reconhecido pelo Flos Olei é extraordinário. É um guia muito respeitado, com uma equipe muito séria. É uma coroação, um enorme reconhecimento para a gente”, disse Costa em entrevista ao G1.
A avaliação do guia é feita por especialistas internacionais, com diversas etapas de degustação às cegas. Após análise técnica e sensorial, os jurados atribuem notas a cada rótulo. O azeite Sabiá alcançou a pontuação máxima em sua categoria, sendo consagrado como melhor azeite médio frutado do mundo.
Além do reconhecimento, a premiação valoriza o crescimento da produção nacional de azeites de qualidade, especialmente na região da Serra da Mantiqueira, que reúne clima e altitude ideais para o cultivo de oliveiras.