
A Embraer anunciou nesta segunda-feira (16), durante a 55ª edição do Paris Air Show, que o Estado Português decidiu adquirir uma sexta aeronave KC-390 Millennium. Em agosto de 2019, o governo de Portugal e a Embraer assinaram contrato para a aquisição de cinco unidades do KC-390.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Agora, com a potencial aquisição adicional, a frota de aeronaves de transporte da FAP (Força Aérea Portuguesa) contará com seis aviões de nova geração KC-390, expandindo sua capacidade para cumprir as missões das Forças Armadas e outras missões de interesse público. O valor do negócio não foi divulgado.
Adicionalmente, a Embraer e o Estado Português pretendem incluir dez opções de compra no contrato atual visando potenciais futuras aquisições por nações europeias ou membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por meio do Estado Português, em negociações de governo a governo.
Segundo a Embraer, isto permitirá o aumento da interoperabilidade e cooperação com novos operadores da aeronave KC-390, com benefícios na redução de custos associados a treinamento, apoio logístico e ciclo de vida e o crescente envolvimento e desenvolvimento do cluster aeronáutico português.
“Com esta decisão, Portugal continua a investir nas capacidades da Força Aérea, num momento em que esta se assume como operador de referência desta aeronave, que possui características únicas e que foram integradas e testadas em Portugal”, disse Nuno Melo, Ministro da Defesa de Portugal.
“A inclusão de dez opções de compra para futuras negociações governo a governo permitirá que outras nações europeias possam, através de Portugal, adquirir plataformas interoperáveis e versáteis, habilitando o contínuo desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, com o consequente retorno financeiro para o país, e a afirmação da Força Aérea Portuguesa como parceiro de excelência na operação e treino, através, por exemplo, do seu Centro de Treino KC-390”, completou.
“A aquisição do sexto KC-390 pela FAP, que opera a aeronave desde 2023, será a primeira compra adicional de um operador, o que demonstra o reconhecimento da qualidade e do resultado operacional que esta aeronave tem conseguido”, disse Bosco da Costa Junior, presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Aeronave.
O KC-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento (SAR), ajuda humanitária e missões de resposta a desastres (HADR), combate a incêndios e reabastecimento aéreo (AAR), tanto como tanque quanto como receptor. Além disso, o KC-390 Millennium pode apoiar operações de vigilância marítima e SAR, aumentando seu alcance e tempo de permanência em voo por meio do reabastecimento em voo. Sua capacidade de operar em pistas curtas e reabastecer outras aeronaves é fundamental para atender aos requisitos de defesa de Portugal.
A aeronave alcançou taxa de 99% das missões cumpridas com baixos custos operacionais. Sua capacidade multimissão e interoperabilidade são integradas desde a fase de concepção, permitindo assim que a aeronave esteja pronta para cumprir todos os tipos de missão exigidos pelas Forças Aéreas.