
A FAB (Força Aérea Brasileira), em conjunto com a PF (Polícia Federal), apreendeu um submarino que transportava cocaína com destino à Europa. A apreensão ocorreu no último sábado (31), na Ilha de Marajó, no Pará.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A FAB utilizou ajuda de inteligência artificial e imagens de satélite para identificar a embarcação, além de sensores em aeronaves. Ninguém foi preso.
As tecnologias ajudaram a reconhecer estruturas navais camufladas entre galpões mineirinhos, além de padrões logísticos atípicos ao longo de rotas estratégicas nos rios da região.
Segundo a FAB, o isolamento geográfico da ilha amplia as vulnerabilidades da região. Essa interceptação foi semelhante a uma realizada nas águas de Portugal em março deste ano.
“O sucesso da ação reforçou a importância da inteligência integrada e do uso de plataformas aeroespaciais para antecipar estratégias do crime organizado e proteger o território nacional”, disse a FAB.